Dornelles diz que prorrogação do Reporto é sinal importante para recuperação dos portos



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) festejou nesta quinta-feira (8) a iminente entrada em pauta do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 10/08, proveniente da Medida Provisória (MP) 412/07, que trata da prorrogação do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária, conhecido como Reporto. O senador disse que o Reporto não é a solução definitiva, mas é uma sinalização importante para os empresários do setor que estão preocupados em ampliar a sua competitividade.

Dornelles explicou que, resumidamente, o Reporto suspende por cinco anos alguns tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Importação incidentes na aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens definidos em lei, destinados ao ativo imobilizado, para utilização exclusiva em portos, na execução de serviços de carga, descarga e movimentação de mercadorias.

- Essa desoneração permitida pelo Reporto pode representar uma redução entre 25% e 30% no custo dos investimentos. Uma redução considerável, sobretudo diante da extensão da necessidade de investirmos em nossos portos, que são o elo final da cadeia logística que viabiliza o comércio exterior. Há notícia de que esse regime permitiu que fosse investido R$ 1 bilhão na modernização portuária desde 2005 - acrescentou.

A relatora da MP, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), disse, em aparte, que o relator da matéria na Câmara dos Deputados acolheu três emendas de sua autoria. Ela revelou ter conseguido realizar "meio sonho" com a obrigatoriedade de um projeto executivo de eclusas junto com a construção de hidrelétricas. A senadora também festejou a prorrogação do Reporto até 2011 e a inclusão dos portos secos entre os beneficiários.

08/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles: trem-bala é opção importante para transporte de passageiros

Dornelles apoia prorrogação da redução do IPI

MP dos Portos: Aécio e Dornelles protestam contra votação apressada

Dornelles critica alta carga tributária do Brasil, mas aponta acertos na prorrogação da CPMF

Dornelles critica alta carga tributária do Brasil, mas aponta acertos na prorrogação da CPMF

Turismo no Meio-Norte: governo investe na recuperação de rodovias e portos