Dornelles defende regime de concessão para exploração do pré-sal



Ao comentar em Plenário, nesta quarta-feira (2), o lançamento do marco regulatório para exploração de petróleo no pré-sal, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendeu o regime de concessão para exploração do petróleo naquela área. Dornelles disse que o modelo de partilha e a criação de um fundo específico para o pré-sal, propostos pelo Executivo, são instrumentos que podem burocratizar o Estado.

O marco regulatório foi encaminhado ao Congresso Nacional em regime de urgência, o que significa que cada Casa terá 45 dias para se pronunciar sobre a matéria. O senador disse esperar que os líderes encontrem uma forma eficiente para debater amplamente o tema dentro do prazo. Tal debate, em sua opinião, não deve ser feito de forma "emocional" e partidária, mas priorizar o interesse nacional.

Na avaliação do senador, o regime de concessão favorece a captação de recursos de empresas privadas nacionais ou estrangeiras para, juntamente com a Petrobras, explorar o pré-sal.

- Não vejo nenhuma razão que justifique a troca do modelo de concessão pelo de partilha a não ser o movimento de fortalecimento da burocracia estatal. Estamos trocando um regime moderno e transparente, em que o governo é sócio oculto privilegiado de todos os resultados do petróleo por um regime burocratizado - disse Francisco Dornelles.



02/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante defende mudança no regime de concessão para partilha na exploração do pré-sal

Para Dornelles, regime de concessão é a melhor forma de explorar petróleo no país

Dornelles volta a defender manutenção de regime de concessão

Dornelles quer distribuição de taxa de concessão para exploração de petróleo com estados e municípios

Ferraço defende regime de concessão para explorar petróleo

Wellington Dias defende regime de partilha para exploração do petróleo do pré-sal