Dornelles defende voto distrital para deputados



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendeu, nesta terça-feira, a adoção do voto distrital como forma de acabar com as distorções que, a seu ver, existem no atual sistema de eleição proporcional para escolha de deputados. Falando em Plenário, Dornelles afirmou que a proposta de reforma política em debate na Câmara, ao invés de corrigir, aumenta os defeitos do sistema proporcional. A seu ver, a adoção do voto distrital "é a grande reforma política que o país necessita".

O senador pelo Rio de Janeiro destacou que o voto proporcional permite que, em um mesmo estado, candidatos com cem mil votos sejam derrotados e candidatos com dez mil votos sejam eleitos. Pela proposta em debate, seria estabelecido um sistema de listas, em que os eleitores votariam em uma lista de candidatos, elaborada pelas cúpulas partidárias. A seu ver, isso tiraria do eleitor o direito de escolher seus candidatos, uma vez que votariam apenas nos partidos.

Francisco Dornelles reconhece, no entanto, que a implantação do voto distrital é uma questão complexa, que exige mais tempo para ser equacionada. Por essa razão, o senador propõe uma solução intermediária, que denomina como "Distritão". De acordo com essa proposta, cada estado seria considerado um distrito. A eleição proporcional seria substituída pela eleição majoritária. Os lugares correspondentes às bancadas de cada estado na Câmara dos Deputados seriam preenchidos pelos candidatos que obtivessem o maior número de votos.

- A aplicação dessa regra simples evitaria a ocorrência de situações paradoxais, hoje freqüentes - afirmou o senador.

Dornelles citou como exemplo desse paradoxo a eleição de candidatos com poucos votos na esteira de um candidato bem votado, do mesmo partido ou coligação, derrotando candidatos que tiveram votações expressivas, mas pertencentes a partidos que não alcançaram o consciente eleitoral.



26/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles: voto distrital e 'distritão' têm de ser discutidos na Comissão de Reforma Política

BELLO PARGA DEFENDE VOTO DISTRITAL

Aloysio Nunes defende adoção do voto distrital

CABRAL DEFENDE VOTO DISTRITAL E FIDELIDADE PARTIDÁRIA

Presidente defende reforma política com voto distrital misto

Arlindo Porto defende reforma política e voto distrital