Dornelles: delegação brasileira deve debater, na OMC, medida contra o dumping cambial da China




O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) afirmou, em discurso nesta segunda-feira (6), que o Brasil está no caminho certo ao trabalhar para que o dumping cambial seja determinado como prática desleal de comércio.

Segundo apontou, a China vem mantendo sua moeda desvalorizada artificialmente, o que prejudica a concorrência com outros países exportadores, pois cria vantagem indevida a seus exportadores e prejudica produtores de outros países. Isso afeta ao Brasil, que até mesmo já vem diminuindo sua exportação de produtos manufaturados e aumentando a importação de matérias primas.

Dornelles explicou que o dumping cambial, que visa a facilitar as exportações e dificultar a importação dos países que as adotam, não pode ser anulado por práticas já conhecidas, como os direitos compensatórios ou outras medidas de salvaguarda. Para enfrentar o problema, a delegação brasileira a participar do próximo encontro da Organização Mundial de Comércio (OMC), em seminário que ocorrerá em março, pretende trazê-lo à luz e tentar encontrar um caminho para que regras estabelecidas por esse organismo internacional possam combater as manipulações da taxa de câmbio.

O embaixador do Brasil na OMC, Roberto Azevedo, conhece profundamente o tema e tem tido atuação pioneira na discussão do impacto do câmbio dirigido no contexto de práticas desleais de comércio. Na opinião de Dornelles, é importante que no seminário o Brasil prestigie e apoie a ação do embaixador.



06/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delegação brasileira embarca para China e Coreia do Sul para tratar de acordos em ciência e tecnologia

Dornelles defende medida contra país que usa câmbio de forma desleal

Dornelles propõe novo conselho para combater dumping e subsídios

Chefe da delegação brasileira na Copa das Confederações deve desculpas à África do Sul, dizem senadores

Delegação da CRE visita a China

CNPq recebe delegação da China