Delegação brasileira embarca para China e Coreia do Sul para tratar de acordos em ciência e tecnologia



Uma delegação composta por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de seus institutos embarca para a China e Coreia do Sul, no sábado (20), com o objetivo de tratar de acordos internacionais.

A primeira visita será à China. Na pauta de discussão, assuntos como o lançamento do satélite CBERS 4 e a construção de novos equipamentos. Outras propostas a discutir com as autoridades chinesas são a criação de um centro Brasil-China para pesquisas meteorológicas e a construção de um satélite conjunto dos países que compõem o grupo dos Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na ocasião, a delegação será responsável também por apresentar aos chineses iniciativas de intercâmbio em mobilidade, capacitação e treinamento na área espacial, considerando o lançamento do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) e do programa Ciência Sem Fronteiras. Para tratar do programa de bolsas, haverá encontro com representantes de universidades chinesas escolhidas para receber alunos brasileiros. Estarão em pauta, ainda, nanotecnologia e biotecnologia.

 

Coreia do Sul

Na sequência, a delegação brasileira segue para a Coreia do Sul. Na lista de atividades constam acordos bilaterais com diversos órgãos coreanos, além da assinatura de memorandos de entendimentos com universidades para o envio de estudantes também no âmbito do Ciência Sem Fronteiras.

Participam da delegação brasileira o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCTI), Carlos Nobre; o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Gilberto Câmara; o diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Fernando Galembeck; e o professor Khosrow Ghavami, do Departamento de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

 

Fonte:
Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação



19/08/2011 15:48


Artigos Relacionados


Brasil e Coreia do Sul querem ampliar parceria em comércio, ciência e tecnologia

Ciência e tecnologia serão prioridades da relação com a Coréia, adianta embaixadora

Dornelles: delegação brasileira deve debater, na OMC, medida contra o dumping cambial da China

Brasil e China avançam na cooperação em ciência e tecnologia

Brasil e China ampliam cooperação em ciência e tecnologia

Delegação chinesa conhece tecnologia agrícola brasileira