Dornelles elogia atuação do Cade



Em discurso nesta quarta-feira (19), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) elogiou a atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo o senador, a autarquia vinculada ao Ministério da Justiça vem se destacando pelo “alto desempenho”. Dornelles lembrou que já foi um “crítico veemente” do Cade, mas disse que sua posição “modificou-se plenamente” após a edição da nova Lei de Defesa da Concorrência (Lei 12.529/2011).

Conforme informou o senador, o bom desempenho do Cade, depois da nova lei, foi reconhecido pela revista britânica Global Competitions Review. Em sua última edição, a revista noticiou que o Cade recebeu quatro estrelas, entrando para a categoria das agências “muito boas”, chegando perto do nível de agências da Europa e dos Estados Unidos. O ranking vai até cinco estrelas.

Com base na matéria da revista, Dornelles contou que a boa classificação do Cade ocorreu por conta de vários fatores: sucesso na transição entre as leis que embasavam seu funcionamento, regime de análise prévia dos atos de concentração, critérios mais rígidos na análise de fusões, combate a cartéis, maior orçamento e celeridade – o prazo médio das decisões mais simples, de 19 dias, está entre os mais rápidos do mundo.

- Quero cumprimentar o órgão pelo seu atual desempenho. O Congresso estará sempre à disposição do Cade para colaborar com seu aperfeiçoamento – concluiu.



19/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles defende mudanças do Senado em projeto que agiliza atuação do Cade

Francisco Dornelles elogia atuação da Casa da Moeda do Brasil

Dornelles critica projeto que modifica atribuição do Cade

Para Francisco Dornelles, o Cade atua de forma "tacanha e atrasada"

Presidente do Cade faz balanço sobre atuação da instituição

Presidente do Cade apresenta balanço da atuação do órgão ao Senado