Dornelles elogia medidas do Banco Central contra inflação e diz que aumento de juros é desnecessário




Em discurso nesta segunda-feira (6), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) elogiou e disse apoiar as recentes medidas do Banco Central (BC) que objetivam a redução do ritmo de aumento do crédito e o combate ao aumento da inflação. Na semana passada, o banco anunciou o aumento da alíquota dos depósitos compulsórios dos bancos, novas regras para cartões de crédito e outras medidas para impedir o aumento inflacionário.

- As autoridades monetárias inovaram na realização de um aperto na oferta de crédito. Ao invés do costumeiro aumento da Selic, optaram por elevar as alíquotas dos recolhimentos e encaixe compulsórios exigidos das instituições financeiras como uma forma de reduzir a oferta de crédito, com recursos livres e, assim, aumentar a taxa de juros de quem toma tal tipo de empréstimo - resumiu.

Com essas medidas, opinou o senador, o BC não vai precisar aumentar a taxa básica de juros neste ano, evitando o aumento dos gastos públicos. Esses instrumentos na área de crédito também ajudam a evitar oscilações cambiais excessivas, acrescentou.

- A decisão de política creditícia tomada pelo governo merece meu integral apoio. Considero, entretanto, totalmente desnecessário que o Copom, na reunião da próxima quarta-feira (8), venha a aumentar a taxa Selic. As medidas de natureza creditícia tomadas pelas autoridades monetárias, no meu entender, são suficientes para conter as pressões de demanda sem afetar as contas públicas do país - declarou Dornelles.



06/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles elogia Banco Central por combater inflação sem causar 'tranco na economia'

Dornelles condena aumento de juros para segurar a inflação

Anefac aponta queda de juros em fevereiro, apesar de medidas do Banco Central

Flexa Ribeiro cobra medidas do governo contra aumento da inflação

Dornelles: 'Aumento da taxa básica de juros foi um grande erro'

Banco Central vê inflação sob controle