Dornelles entrega a Sarney relatório sobre a crise financeira



"Acho que o Senado, agora, deve aprovar com a maior rapidez o cadastro positivo". A observação foi feita pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), na tarde desta quinta-feira (18), logo após participar de audiência com o presidente José Sarney, em que entregou o relatório aprovado pela Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira e de Empregabilidade, que é presidida por ele.

O relatório, voltado para o custo do dinheiro no Brasil, é o primeiro de uma série de temas sobre os quais a comissão se debruçará. Elaborado pelo senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE), e aprovado pelos demais membros da comissão, o documento analisa as causas do custo do dinheiro. Aborda a Selic, o valor do compulsório, os custos administrativos e os impostos indiretos.

- O presidente Sarney recebeu o relatório e pediu que a comissão, criada por ele próprio, logo que assumiu a Presidência do Senado, continue fazendo o trabalho de acompanhamento de crise. Ele também orientou que toda vez que a comissão tiver alguma proposta, apresente-a para que a Casa possa discuti-la - disse.

Dornelles antecipou que até o final do mês a comissão deverá apresentar propostas visando desonerar as exportações e os investimentos e permitir que micro e pequenas empresas possam fazer remanejamento dos seus ativos para aumentar a produtividade. Também está sendo estudada a ampliação do teto de adesão à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O presidente da Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira elogiou as medidas adotadas pelo governo federal logo que a crise ingressou no Brasil. Ele considerou importante o clima de otimismo que o governo tentou criar, mobilizando o empresariado e a sociedade. Dornelles também aplaudiu a redução da taxa de juros e a desoneração de impostos em determinados setores com grande potencial de geração de empregos, como o habitacional.



18/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reis Velloso entrega a Sarney proposta contra a crise financeira

Maciel: com Dornelles no comando, comissão da crise financeira está em mãos competentes

Comissão temporária sobre conflitos agrários entrega relatório a Sarney

Dornelles apresenta relatório da Comissão de Acompanhamento da Crise

Comissão que analisa crise financeira apresenta relatório preliminar

Sarney instala comissão de acompanhamento da crise financeira