Reis Velloso entrega a Sarney proposta contra a crise financeira
Ministro do Planejamento nos governos Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, o economista João Paulo dos Reis Velloso entregou, na manhã desta quarta-feira (15), ao presidente do Senado, José Sarney, um plano de ação contra a crise financeira internacional. O documento foi elaborado pelas associações Fórum Nacional, da qual Reis Velloso é coordenador, e Cúpula Empresarial, organismos que reúnem economistas, cientistas políticos e sociólogos para oferecer sugestões em busca da modernização brasileira.
O ex-ministro disse que o estudo foi elaborado a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acaba de ser entregue aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. O mais importante nesse texto, segundo explicou, é a sugestão de que o poder público defina uma estratégia para fazer o Brasil enfrentar a depressão econômica que angustia o mundo.
- A primeira frente é definir como objetivo não fazer recessão e tentar alcançar este ano um crescimento de 2%. Para dar credibilidade a esse objetivo, você precisa tomar ações de curto prazo, prevendo crédito, contendo a vulnerabilidade externa, que já existe, contendo gastos de custeio e, por outro lado, adotando ações para aproveitar oportunidades.
Sobre as oportunidades que se anunciam no horizonte, Reis Velloso disse que o Brasil pode transformar a exploração do petróleo da camada pré-sal numa oportunidade para tornar-se um grande parceiro no jogo econômico mundial.
- O Brasil pode tornar-se um grande player (jogador) no mundo do petróleo e criar em torno do pré-sal toda uma grande indústria para torná-lo um setor de proporções enormes, que pode fazer coisas muito importantes na matriz energética. O Brasil pode ter a melhor matriz energética do mundo. Já começou com o desenvolvimento da energia hidrelétrica. Podemos entrar numa nova etapa nessa questão dos biocombustíveis. Podemos produzir combustível de celulose, por exemplo, com florestas de multiuso - disse.
De acordo com o ex-ministro, o presidente do Senado considerou as ideias apresentadas muito boas e capazes de ajudar o país. A gestão de João Paulo dos Reis Veloso no Ministério do Planejamento, entre 1969 e 1979, foi marcada pelo chamado milagre brasileiro - fase de grande crescimento econômico - e pela crise internacional do petróleo, em 1973, período de grande desaceleração econômica.
15/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dornelles entrega a Sarney relatório sobre a crise financeira
REIS VELLOSO FALA SOBRE DESEMPREGO NA TV SENADO
Sarney instala comissão de acompanhamento da crise financeira
Sarney: Brasil tem boas condições de enfrentar a crise financeira dos EUA
Sarney destaca importância da comissão que irá acompanhar a crise financeira
Sarney diz em audiência pública que efeitos da crise financeira já chegaram ao Brasil