Dossiê Araceli Nunca Mais será apresentado no Salão Nobre do Senado
A Frente Parlamentar pelos Direitos da Criança lançou na tarde desta terça-feira (17) um CD com o acervo operacional dos direitos da criança e do adolescente. Produzido pela Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude (ABMP), com patrocínio e apoio técnico do Unicef, o material se destina a todos os operadores do Sistema de Garantia de Direitos Infanto-juvenis. São textos que analisam a garantia aos principais direitos (à vida, à liberdade, à convivência familiar, à educação, à cultura etc), além de informações sobre legislação, jurisprudência, exemplos de projetos bem-sucedidos e outros dados.
Nesta terça-feira, às 10h30, será apresentado, no Salão Nobre do Senado, o Dossiê Araceli Nunca Mais - 30 Anos de Impunidade no Brasil. O documento apresenta casos de violência sexual contra crianças e adolescentes que permanecem impunes desde 1973. O nome do dossiê é uma alusão ao caso da menina Araceli Sanchez, que levou à mobilização pelo combate à violência sexual infanto-juvenil. Ela foi vítima de seqüestro, estupro e assassinato em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo. O documento foi produzido pela Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e Adolescentes (Anced), a pedido do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Além da descrição dos casos - um por estado da Federação -, o documento contém informações sobre os agressores, análise dos procedimentos penais, dos fatores que permitiram a impunidade, da situação atual da vítima (quando não foi assassinada) e ainda recomendações que poderiam contribuir para a responsabilização do agressor e a recuperação da vítima.
17/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lily Marinho lança livro no Salão Nobre do Senado
Projeto Talentos do Brasil Rural será apresentado no Salão do Turismo 2010
MISSA NO SALÃO NOBRE REÚNE 400 PESSOAS
José Alencar é velado no Salão Nobre do Palácio do Planalto
Mostra Imagens da Inclusão pode ser vista no Salão Nobre a partir desta quarta-feira
Musical "Samba da Esperança" será apresentado no Senado