Duciomar defende política ambiental que priorize o homem



O senador Duciomar Costa (PTB-PA) defendeu a adoção de uma política ecológico-ambiental para a Amazônia, -em que o homem esteja incluído como elemento prioritário-. Ele disse que é preciso preservar o meio ambiente brasileiro, mas com objetivos e metas não utópicos, equilibrados e adequados à realidade amazônica e à sua necessidade de desenvolvimento.

Duciomar citou artigo publicado no jornal paraense O Liberal, de autoria do economista Armando Soares, que chama a atenção para o agravamento de problemas sociais na Amazônia, dada a disparidade entre o crescimento demográfico e o crescimento econômico nos últimos anos.

- Referindo-se ao -círculo vicioso da pobreza-, identificado pelo economista Gunnar Myrdal, o articulista diz que este só pode ser rompido com vontade política e um grande programa que priorize o investimento na educação e na saúde, explorando recursos naturais (abundantes da Amazônia), dominando a tecnologia - principalmente a de manuseio florestal - e o consorciamento de produtos agricultáveis com a floresta e com um eficiente sistema de transportes - assinalou.

Para o senador, a pobreza não é um fator que estimule a preservação ambiental nem é ecologicamente correta.

- De um povo depauperado e sem perspectivas não se pode exigir uma consciência ecológica, nem muito menos o empenho em preservar o meio ambiente que o envolve - observou.



29/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO DEFENDE MUDANÇAS NA POLÍTICA AMBIENTAL

Duciomar defende reciclagem de garrafas plásticas

Duciomar defende adoção do registro único do cidadão

Duciomar defende industrialização de minérios na região da lavra

Política Nacional de Saúde do Homem

Aprovada Política de Atenção Integral à Saúde do Homem