Duciomar defende reciclagem de garrafas plásticas



Preocupado com os efeitos sobre o meio ambiente do lixo composto de vasilhames plásticos, o senador Duciomar Costa (PTB-PA) sugeriu que os fabricantes das chamadas garrafas PET sejam obrigados a recolhê-las após o uso, da mesma forma como se fazia antigamente com as garrafas de vidro de leite e de refrigerantes. Ele pediu ao Ministério do Meio Ambiente que elabore uma proposta nesse sentido.

- O caminho é fazer com que os fabricantes arquem com os custos da poluição que produzem. O que não podemos deixar é que empresas aufiram grandes lucros ao custo de grandes prejuízos para toda a sociedade - sustentou Duciomar.

Segundo o senador, apenas 32% das garrafas PET são atualmente recicladas. O primeiro culpado por isso, afirmou, é o próprio governo federal, que mantém uma alíquota de 15% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o plástico reciclado, enquanto para o plástico virgem vale a alíquota de 10%. Por outro lado, observou, os municípios também têm sua parcela de responsabilidade, uma vez que apenas cerca de 200 cidades têm alguma espécie de coleta seletiva de lixo.

Os fabricantes das garrafas PET são apontados por Duciomar como os maiores culpados pela poluição causada, uma vez que os vasilhames formam - na definição de reportagem do Jornal do Brasil citada pelo senador - "tapetes na superfície de rios, canais e lagoas, entopem bueiros e pontes e causam enchentes e alagamentos".

- Qualquer pessoa pode ver com os próprios olhos que as garrafas de PET se tornaram uma terrível praga ambiental. Apesar de isso ser visível, indubitável e notório, a indústria alega que o PET é a oitava maravilha da manufatura. Só podemos chamar essa atitude de cinismo - afirmou o senador.



02/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


BEZERRA DEFENDE PROJETO SOBRE RECICLAGEM DE EMBALAGENS PLÁSTICAS

Duciomar defende política ambiental que priorize o homem

Duciomar defende adoção do registro único do cidadão

Duciomar defende industrialização de minérios na região da lavra

CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE RECICLAGEM DE LIXO

Flávio Arns defende reciclagem como forma eficiente de preservar o meio ambiente