Dutra diz que haverá manifestações em todo o país pela instalação da CPI da Corrupção



O líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), afirmou, nesta quinta-feira (dia 5), que haverá manifestações populares em todo o país em favor da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção no âmbito do governo.

Dutra saudou a realização, hoje, da primeira manifestação popular com tal objetivo. O ato público, realizado em frente ao Congresso Nacional, conta com a participação de sindicatos, entidades da sociedade civil e partidos políticos, e é um protesto, de acordo com o senador, contra a "operação-abafa" montada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para barrar a criação da CPI. Dutra apelou para que os senadores ouçam a voz da sociedade brasileira e assinem o requerimento para instalação da comissão.

- Por enquanto, os senadores estão preferindo ouvir a voz do Palácio do Planalto, que pretende transformar o Congresso em uma espécie de "ministério especial para assuntos legislativos" - disse, salientando as atribuições constitucionais do Poder Legislativo, que tem a função de fiscalizar as ações do Executivo.

O senador criticou a criação, por Fernando Henrique, da Corregedoria-Geral da União, no momento em que o presidente se esforça para impedir a instalação da CPI. Para o senador, a Corregedoria, subordinada diretamente a Fernando Henrique, não tem a autonomia e a independência necessárias para investigar as denúncias feitas por expoentes da própria base governista.

Dutra salientou que um dos primeiros atos de Fernando Henrique na presidência da República foi extinguir uma comissão de alto nível criada no governo Itamar Franco para investigar, internamente, eventuais denúncias no âmbito do Executivo. Lembrando a situação do Judiciário, cuja corregedoria, disse, tem-se mostrado ineficaz para combater a corrupção, o senador destacou a impossibilidade de um órgão ou comissão no âmbito do governo realizar de forma independente a tarefa de investigar a corrupção.

Dutra disse ainda que falta a assinatura de apenas um senador para que se atinja o número necessário para a instalação da CPI.

05/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dutra ainda confia em instalação de CPI da corrupção

Dutra: falta de apoio pode dificultar instalação da CPI da Corrupção

'É possível, sim, mudar este país, diz Mozarildo sobre manifestações contra a corrupção

DUTRA QUER VOTO ELETRÔNICO EM TODO O PAÍS NO ANO 2000

Programa Futebol pela Saúde deve ser implantado em todo o País

Caminhão Museu leva a história da luta pela terra a todo o País