Dutra diz que PT está solidário a Heloísa Helena



Em discurso no plenário, o líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), disse que para o Partido dos Trabalhadores nunca esteve em discussão o voto da senadora Heloísa Helena (PT-AL) no processo que resultou na cassação do senador Luiz Estevão. De acordo com Dutra, as pessoas que põem sob suspeita o voto da senadora petista esquecem-se de que a atuação de Heloísa nesse episódio não se resumiu ao seu voto no plenário. "Ela votou no Conselho de Ética e participou da elaboração da representação que foi apresentada para cassar Luiz Estevão", disse.

Dutra garantiu que a solidariedade do partido estende-se ao entendimento de que se deve garantir à senadora o uso dos adjetivos utilizados por ela em discursos no plenário. Para o líder, o Regimento Interno do Senado, no que se refere a esse item, é inconstitucional, já que a Constituição estabelece que o parlamentar é inviolável nas suas palavras e nos seus votos.

O episódio da troca de acusações entre os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Jader Barbalho (PMDB-PA) traz, na avaliação de Dutra, pelo menos uma conseqüência grave para o país: o Congresso está deixando de lado sua prerrogativa principal, que é a de fiscalizar. Ele alertou para o fato de que o enfraquecimento da instituição pode atrapalhar o desenvolvimento do país, e que a opinião pública espera que o Congresso realize a apuração de todas as denúncias. Causa surpresa, disse o senador, ver o PMDB e o PFL fazendo acusações recíprocas. "Diante dessa situação, só podemos chegar à conclusão de que ambos têm razão".

07/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA DIZ QUE POLÍTICA ESTÁ DESACREDITADA PERANTE A NAÇÃO

Randolfe Rodrigues informa que ex-senadora Heloísa Helena já está em casa

Aborto não está entre as principais causas de morte feminina, diz Heloísa Helena

Ideli: Senado está solidário com Capiberibe

PMDB está solidário a Jader, afirma Suassuna

HELOÍSA HELENA DIZ QUE FHC "PRECISA DA CPI"