DUTRA ESPERA QUE REZENDE ESCLAREÇA REUNIÃO COM SECRETÁRIOS



O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) disse hoje (dia 23) esperar que, independentemente de convite, o ministro Iris Rezende compareça espontaneamente à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) para esclarecer episódio de reunião que promoveu semana passada no Ministério da Justiça com os secretários estaduais de Segurança Pública.

Dutra leu carta do secretário de Segurança de Sergipe, Wellington Mangueira, segundo a qual "o ministro Iris Rezende, num tom de determinação, convocou todos os presentes a agirem com força policial enérgica contra o MST nas ocupações de terra".

Na carta, o secretário afirma que "a reunião ocorreu num clima de clausura que me fez lembrar os tempos de prisão e tortura por que passei. O ministro chegou a ameaçar os presentes dizendo que a reunião estava sendo gravada para ser entregue aos serviços de informação e aos governadores dos estados para que estes conferissem se a posição dos secretários era a mesma deles".

- Acho que o episódio tem que ser esclarecido, e o ministro, na condição de senador licenciado, deve tomar a iniciativa de vir à CCJ para esclarecer o assunto. Existe a palavra de um ministro, que nega tudo pelos jornais mas não desmente a gravação da reunião, como está em O Globo. De outro lado, há uma carta do secretário de Segurança de Sergipe, um estado governado pelo PSDB - ponderou Dutra.

José Eduardo Dutra disse que "as denúncias são graves" edeseja ver a questão esclarecida, reiterando que "a forma mais eficiente de esclarecer o episódio é o ministro comparecer à comissão trazendo a gravação da reunião".



22/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dutra espera que Senado aprove PEC das MPs em agosto

Dutra: Sergipe espera esclarecimentos de denúncias contra Albano Franco

Secretários de Estado participam de reunião no Consema

Em reunião de secretários de educação, Paim defende pacto

Comissão Representativa convida secretários de Estado para reunião

Comitê de otimização tem suas primeiras ações definidas em reunião com secretários