Dúvidas frequentes



Albergues

Hospedagem de baixo custo comparado com hotel ou pousada. Apesar de também oferecer quartos individuais, o diferencial deste tipo de hospedagem são os quartos e banheiros coletivos, que ajudam a baratear a estadia em diversas cidades do mundo. Meio de hospedagem é muito utilizado por jovens e estudantes. Alguns restringem a idade.

All inclusive

Sistema de diária em que toda as refeições e bebidas, além de serviços extras oferecidos por um hotel, estão incluídos no preço acertado.

Bed&Breakfast

Nomenclatura de hospedagem que se assemelha a uma pousada. Ao hóspede é oferecido um quarto para dormir e o café da manhã. Este tipo de acomodação costuma ser mais barato que um quarto de hotel.

Cartão pré-pago internacional

Uma das alternativas para levar dinheiro para o exterior (além do cartão de crédito e da moeda local) é o cartão pré-pago, disponibilizado por bancos e agências de câmbio. Algumas instituições cobram pela emissão do cartão e ou pela primeira carga de dinheiro. Fique atento às taxas cobradas nesta etapa e também para saques no exterior. Como o câmbio é flutuante no Brasil, a vantagem é saber o valor da moeda estrangeira em reais quando é feita a carga do pré-pago. Ao contrário do cartão de crédito, em que o valor do câmbio (sujeito às oscilações do mercado) será o do dia de vencimento da fatura.

Casas de Câmbio

As casas de câmbio são os estabelecimentos que trocam a moeda estrangeira pela local. Nem todos os países aceitam o Real para a compra da moeda local, por isso o ideal é levar a moeda do país de origem ou dólar e euro, moedas com maior liquidez. A troca de dinheiro pode ser feita no Brasil, antes da viagem. O conversos online do Banco Central permite consultar o valor equivalente em reais da moeda estrangeira e vice-versa. Taxas e valores cobrados pelas casas de câmbio são definidos livremente, sem a interferência do governo.

Catering Aéreo

Empresa que vende as refeições para companhias aéreas servirem aos passageiros dentro do avião.

Check-in

Controle de embarque na aeronave e navios ou de registro de chegada em hotéis e pousadas. Passageiros precisam chegar ao aeroporto uma hora antes do horário previsto para voos nacionais e duas horas antes dos voos internacionais. Para os cruzeiros, esta antecedência pode chegar até a quatro horas; a antecedência necessária será informada pela companhia. Em hotéis e pousadas, o horário de entrada varia conforme o regulamento de cada um dos empreendimentos.

Check-out

Controle de desembarque de aviões e cruzeiros. Em hotelaria é o procedimento de desocupação dos quartos e acerto de conta dos serviços prestados ou consumidos. Atenção para o descumprimento do horário de saída de hotéis, o que pode implicar o pagamento de mais um dia inteiro ou meio dia de hospedagem.

City tour

Passeio pelos pontos turísticos de uma cidade, com informações sobre o local. Em geral são oferecidos no próprio local de hospedagem.

Deck

Corresponde ao andar do navio.

Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV)

O passageiro que sair ou entrar no Brasil com mais de R$ 10 mil, em moeda nacional ou equivalente em moeda estrangeira, é obrigado a apresentar a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV), independentemente do meio de transporte utilizado. Depois de preenchido, é preciso dirigir-se à fiscalização aduaneira no setor bens a declarar.

Free shop

São lojas que vendem produtos com isenção ou redução de impostos, localizadas no interior das salas de embarque e desembarque dos voos internacionais, com uma variedade de marcas importadas num único ambiente. Cada passageiro tem direito a um máximo de US$ 500 para compras realizadas nessas lojas. O passageiro é obrigado a pagar 50% sobre o que exceder o valor estipulado.

Cota de isenção

Além das compras nas lojas como os free shops, o viajante tem isenção de pagamento de imposto para compras no exterior como roupas e objeto de uso ou consumo pessoal, livros, folhetos e periódicos e outros bens que não ultrapassem US$ 500 (válido para quem volta ao país por aeroportos ou portos marítimos) ou US$ 300 (para quem retorna por vias terrestres por aquáticas). Quem exceder este limite deve se dirigir aos representantes da Receita Federal na sala de desembarque e apresentar a declaração de bagagens acompanhadas. Consulte o site da Receita Federal para mais informações sobre a cota de isenção.

Meia-pensão

Hotéis com meia-pensão oferecem duas refeições por dia para seus hóspedes sem acréscimos à conta. Geralmente as duas refeições são o café da manhã e o jantar.

Overbooking

Ocorre quando a companhia aérea vende mais passagens do que a capacidade da aeronave. Em geral isso é feito para a empresa não sofrer prejuízo com eventuais desistências. Se o passageiro for impedido de embarcar, a empresa aérea é obrigada a oferecer três alternativas: garantir vaga no próximo voo próprio ou de terceiros, reembolsar ou realizar o serviço por outra modalidade de transporte. Além disso, dependendo do tempo de atraso até o próximo vôo, é dever das companhias oferecer comunicação (a partir de uma hora de atraso), alimentação (a partir de duas horas), acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação (a partir de quatro horas).

Pensão completa

Hotéis com pensão completa oferecem três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) para seus hóspedes sem que se pague a mais por isso.

Pensão simples

Hotéis com pensão simples oferecem apenas o café da manhã para seus hóspedes.

Traslado

 É o serviço de transporte dos turistas. Geralmente as agências de viagem vendem este serviço para levar seus clientes do aeroporto até local de hospedagem e vice-versa.

Milhas aéreas

Programa de fidelidade oferecido pelas companhias aéreas. O cliente que conseguir o número de milhas determinado pela empresa tem direito a realizar um ou mais trechos da viagem gratuitamente. Muitas companhias têm acordos com emissoras de cartão de crédito, cujos valores das faturas pagas podem se transformar em milhas.

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