É preciso reduzir índice obrigatório para criação de zonas de Processamento de Exportação, afirma Pimentel



Após participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu a redução do percentual obrigatório de 80% de exportações para que sejam criadas zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Para ele, o atual índice inviabiliza a criação das ZPEs.

“A gente tem que discutir essa questão das ZPEs à luz da nova realidade do comércio internacional, porque 80% é um percentual muito alto e quase nenhuma empresa brasileira, consegue exportar hoje 80% da sua produção. Então, se mantivermos essa posição, que é da lei original das ZPEs, nós inviabilizamos a criação de qualquer Zona de Processamento de Exportação”, disse o ministro.

Perguntado sobre qual seria, então, o índice adequado, Pimentel preferiu não citar um novo patamar para as exportações das ZPEs e disse que o setor deve participar da discussão.

Em relação à reunião do Comitê de Política Monetário (Copom), iniciada nesta terça-feira (30), e que vai decidir sobre a taxa de juros básicos da economia, a Selic, Pimentel ressaltou que o governo tem agido para possibilitar a redução dos juros do País.

“O governo está fazendo um grande esforço para criar as condições necessárias para que o Copom possa começar a reduzir a taxa de juros. Agora, se será nesta ou na outra [reunião], depende do Copom. Mas o esforço fiscal tem esse objetivo, criar condições para que haja uma redução”.


 Fonte:
Agência Brasil



30/08/2011 17:16


Artigos Relacionados


CDR aprova criação de Zonas de Processamento de Exportação

CDR examina criação de Zonas de Processamento de Exportação

CDR aprova criação de dez Zonas de Processamento de Exportação

CDR aprova criação de três zonas de processamento de exportação

Senadores propõem criação de novas Zonas de Processamento de Exportação

Senadores propõem criação de novas Zonas de Processamento de Exportação