Economista fala à TV Senado sobre proposta que simplifica o sistema de tributação brasileiro



A simplificação do sistema de tributação em vigor no Brasil desde a década de 1960 é o principal objetivo da proposta de reforma tributária em tramitação na Câmara dos Deputados. Foi o que disse o economista José Roberto Afonso, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em entrevista concedida ao programa Agenda Econômica, da TV Senado.

Na entrevista, o economista destaque que, entre as principais inovações das proposições em análise na Câmara, está a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que pretende substituir cinco tributos federais, além do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de natureza estadual.

O economista também aborda a questão da "guerra fiscal" entre os estados, a concessão de incentivos fiscais para atrair empresas para o seu território, deve acabar, pois a arrecadação do IVA e a determinação das suas alíquotas passariam a ser feitas pelo governo federal. O Agenda Econômica vai ao ar neste sábado (22), às 16h30 e 21h30, com reprise no domingo (23), às 2h30, 11h30 e 22h. 

Águas emendadas

O programa Parlamento Brasil, que abre espaço para a produção das TVs legislativas do país, este fim de semana apresenta a estação ecológica Águas Emendadas. Localizada a 45 quilômetros de Brasília, a reserva de 10.500 hectares guarda raridades da flora e da fauna, como os rios que, nascidos na mesma região, dão origem às bacias Amazônica e do rio da Prata. A matéria é da própria TV Senado.

A TV Câmara mostra a polêmica gerada por uma proposta de emenda à Constituição que efetiva, como titulares e sem concurso público, os substitutos de administradores de cartórios em todo o Brasil. E a TV Assembléia de Santa Catarina registra a aprovação de uma lei estadual que autoriza o governo a implantar medidas contra o bullying. Do Ceará, vem o registro de projetos para a utilização do óleo de cozinha usado.

O Parlamento Brasil é veiculado no sábado, às 11h e 21h, com reprise no domingo (23), às 13h e 23h.

Você pode assistir a TV Senado na sua TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de sua TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição visite o site (http://www.senado.gov.br/tv/) na internet.



21/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em entrevista à TV Senado, economista do Ipea fala sobre 'royalties'

Motta afirma que proposta de reforma não simplifica sistema tributário

Suplicy fala à TV Senado sobre o sistema penitenciário

JEFFERSON FALA NA TV SENADO SOBRE SISTEMA FINANCEIRO

GERALDO MELO FALA NA TV SENADO.SOBRE MODELO ECONÔMICO BRASILEIRO

Bornhausen fala à TV Senado sobre proposta de eleições primárias