Economista Maria da Conceição Tavares ganha maior prêmio de C&T do País



A economista Maria da Conceição de Almeida Tavares é a ganhadora do prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 2011. Ela vai receber o prêmio nesta quinta-feira (17), da Presidente da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

O prêmio, que comemora 30 anos e tem a parceria da Fundação Conrado Wessel e da Marinha do Brasil, busca reconhecer pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do avanço da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na edição de 2011, contemplou a área de Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes.

Para o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, "o prêmio representa um esforço coletivo, entre o órgão, a Fundação Conrado Wessel e a Marinha no sentido de promover a pesquisa no Brasil, e reconhecer o trabalho do pesquisador que tanto se esforça para melhorar as condições do nosso País. Além disso, com este prêmio estimulamos também a cultura do conhecimento, motivando assim mais vocações para as carreiras científicas".

Maria da Conceição Tavares é graduada em Matemática pela Universidade de Lisboa e em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da qual é professora Emérita. Fez mestrado na Universidade de Paris II e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ.

Lecionou nas universidades Estadual de Campinas (Unicamp), Latinoamericana de Ciencias Sociales da Argentina, Nacional Autonoma do México, Pontifícia Universidade Católica do Chile e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras instituições. Foi consultora de várias instituições entre elas, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Instituto Nacional de Investigação Científica (Inic), de Portugal.

Entre os prêmios e honrarias recebidas estão o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, Ordem de Bernardo O Higgins, Gran Official, do governo do Chile, Oficial da Ordem de Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ordem ao Mérito do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Prêmio BNDES de dissertação de mestrado.

 

Fonte:
CNPQ



14/05/2012 19:00


Artigos Relacionados


CAE recebe economista Maria da Conceição Tavares

Maria da Conceição Tavares recebe prêmio por trabalho pela soberania do Brasil

Maria da Conceição Tavares deve participar de audiência com senadores

Em entrevista Maria da Conceição Tavares cobra compromisso social dos economistas

Suplicy quer homenagear Maria da Conceição Tavares pelos seus 80 anos

SUPLICY HOMENAGEIA CONCEIÇÃO TAVARES