Maria da Conceição Tavares recebe prêmio por trabalho pela soberania do Brasil



A professora de Economia Maria da Conceição Tavares recebeu nesta quinta-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência, em reconhecimento pelo trabalho em prol do avanço da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo.

Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia homenageia inovadores

 

A iniciativa é do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na edição de 2011, o prêmio contemplou a área de ciências humanas, sociais, letras e artes.

Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora da presidenta Dilma Rousseff, de quem recebeu o prêmio. É graduada em matemática e economia e doutora em economia da indústria e da tecnologia. A economista publicou dezenas de artigos em livros e publicações nacionais e estrangeiras, além de publicar e organizar mais de dez livros e capítulos em mais de 20 livros.

Um dos seus textos mais importantes é Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil – Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro, publicado em 1972.O processo de desenvolvimento econômico do Brasil sempre foi uma das suas maiores preocupações acadêmicas. Portuguesa de nascimento e naturalizada basileira, Conceição Tavares já foi deputada federal pelo Rio de Janeiro.

Ao discursar na entrega do prêmio, Dilma Rousseff disse ter Maria da Conceição Tavares como referência não só na época de aluna, como hoje no exercício da Presidência. Ao citar as críticas da economista no processo de autorregulação da economia pelo mercado, Dilma defendeu que o crescimento econômico não pode estar dissociado de melhorias nas condições de vida da população.

“Hoje, não admitimos mais a possibilidade de construir um País forte e rico dissociado de melhorias nas condições de vida de nossa população, nem tão pouco acreditamos mais na delegação da condução de nosso crescimento exclusivamente às forças de autorregulação do mercado, crença, aliás, que Maria da Conceição Tavares sempre corretamente criticou. Vivemos uma grande transformação, uma benigna subordinação da lógica econômica à agenda dos valores indissociáveis da democracia e da inclusão social.”

 

Fonte:

Blog do Planalto
Agência Brasil

 

17/05/2012 20:37


Artigos Relacionados


Economista Maria da Conceição Tavares ganha maior prêmio de C&T do País

CAE recebe economista Maria da Conceição Tavares

Maria da Conceição Tavares deve participar de audiência com senadores

Em entrevista Maria da Conceição Tavares cobra compromisso social dos economistas

Suplicy quer homenagear Maria da Conceição Tavares pelos seus 80 anos

SUPLICY HOMENAGEIA CONCEIÇÃO TAVARES