ECT vai expandir serviços e deve manter exclusividade no envio de cartas e telegramas, diz Jucá



As metas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) prevêem uma expansão da oferta de serviços postais até o ano de 2007, de modo que todos os distritos com mais de 500 habitantes - que somam 145 milhões de brasileiros - serão atendidos pela distribuição domiciliar, afirmou o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Essa meta, observou, corresponde a um crescimento de 5% em população atendida.

Segundo Jucá, em determinados países, a cobertura de áreas pouco rentáveis pelos correios é bancada por subvenções do Estado, quando não por tarifas postais bastante elevadas ou ainda pela cobrança de tributo para esse fim. No caso dos correios brasileiros, explicou, é a exclusividade de alguns segmentos, nomeadamente os de carta, cartão postal, telegrama e malote, que vem possibilitando os consistentes avanços rumo à expansão dos serviços postais, tendo por horizonte sua universalização.

Atualmente, observou o senador, discute-se a manutenção dessa exclusividade pelos correios públicos, principalmente por iniciativa de alguns operadores postais privados.

- Julgo importante a manutenção da exclusividade dos referidos segmentos, ao menos por um razoável intervalo de tempo. De toda maneira, qualquer flexibilização da mesma deveria ser realizada de modo gradual e cuidadoso para não comprometer a almejada universalização e a manutenção ou aprimoramento dos padrões de qualidade dos serviços oferecidos a áreas não rentáveis, sejam aquelas mais isoladas ou as que oferecem menos segurança - defendeu Jucá.

Universalizar os serviços postais com qualidade elevada e preços acessíveis, disse, representa de fato a missão-síntese da ECT. A busca de eficiência, com o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis, em parâmetros semelhantes aos das empresas privadas, "deve associar-se do modo mais íntimo aos fins sociais do serviço público, podendo, assim, melhor atendê-lo".

Jucá destacou ainda os novos serviços oferecidos pela ECT. Um deles é o Exporta Fácil, que consiste na remessa de produtos ao exterior com simplificação de procedimentos, voltado para as micro e pequenas empresas. Ele afirmou que os efeitos positivos desse serviço se traduzem em ampliação do saldo comercial e geração de renda para várias comunidades do interior do país.

Outro serviço, informou Jucá, é o Correios Net Shopping, um portal de hospedagem de lojas virtuais de pequenos e médios empresários que queiram atuar no comércio eletrônico, disponibilizando-lhes infra-estrutura tecnológica, comercial e logística. Esse serviço pode ser utilizado em integração com o Programa Exporta Fácil, por meio de vitrines em espanhol e em inglês.



30/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo denuncia envio de cartas falsas, em seu nome, para os demais senadores

Comissão vai expandir serviços de proteção social

Governo e entidade internacional assinam acordo para expandir serviços

MDS vai expandir serviços socioassistenciais em municípios com áreas extensas, isoladas, rural e de difícil acesso

Banco Central irá lançar plano para expandir acesso da população a serviços financeiros

10 milhões de cartas serão enviadas a usuários do SUS para avaliação dos serviços