Edison Lobão comemora início das obras da usina de Estreito



O senador Edison Lobão (PFL-MA) comemorou a autorização para o início da construção da usina hidrelétrica de Estreito, no rio Tocantins, entre os estados de Maranhão e Tocantins. Reivindicada por Lobão havia mais de 15 anos, Estreito terá condições de gerar 1.087 megawatts de energia e, conforme acrescentou o senador, operar uma revolução econômica na região. As obras devem ser iniciadas em fevereiro.

Embora essa usina não encontre mais obstáculos de fundo ambiental para sua construção, o pefelista afirmou serem comuns entraves burocráticos nesta área, o que acabaria atrapalhando o desenvolvimento do país.

- É preciso deixar claro que ninguém de bom senso é contra a proteção ambiental. Reclamamos, apenas, dos critérios exigidos para essas licenças e da longevidade para sua liberação - destacou.

Enquanto a usina de Estreito está em vias de ser construída, Lobão lembrou a suspensão das obras da hidrelétrica de Serra Quebrada, também localizada no rio Tocantins. De acordo com o parlamentar, a obra seria erguida há apenas 15 quilômetros de Imperatriz, no Maranhão, o que contribuiria para reduzir seu custo. A interrupção do projeto teria sido provocada pela ação da Funai (Fundação Nacional do Índio), que teria impedido a remoção dos "pouquíssimos" índios da região para o município de Montes Altos (MA).

- O Brasil precisa crescer conciliando desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Mas não podemos deixar de defender maior agilidade na liberação das licenças pelos órgãos ambientais - afirmou.



21/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDISON LOBÃO ELOGIA PROJETO DA USINA DE SERRA QUEBRADA

Implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito é debatida em audiência

Proposta de fórum amplo para discussão da Usina Hidrelétrica de Estreito não tem êxito

JOÃO ROCHA ANUNCIA INÍCIO DAS OBRAS DA USINA LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Consórcio da Usina de Belo Monte aguarda 'solução conciliadora' para início das obras

Valdir Raupp comemora os cem anos do início das obras telegráficas em Rondônia