Valdir Raupp comemora os cem anos do início das obras telegráficas em Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) saudou em Plenário os cem anos do início da Comissão Rondon, liderada pelo então major e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon, que construiu linhas telegráficas ligando Goiás ao noroeste de Mato Grosso e a vilas das regiões dos Rios Guaporé e Madeira, hoje transformadas em municípios do estado de Rondônia. Em 1956, o então território federal do Guaporé passou a se chamar território de Rondônia em sua homenagem.

Raupp destacou o caráter desbravador e pacifista de Rondon, por seu respeito às dezenas de tribos que encontrou no interior do país. Cândido Rondon, um matogrossense de origem indígena, homenageado já na velhice pelo Congresso com o título de marechal, também participou dos movimentos abolicionista e republicano, lembrou Valdir Raupp. Um dos seus primeiros trabalhos foi liderar os grupos que construíram a linha telegráfica que ligou Goiás a Mato Grosso.

- Ele foi um brasileiro destemido, pacificador, que ajudou a consolidar o Estado brasileiro - disse o senador.

Raupp salientou que Rondon, que era bacharel em Ciências Físicas e Naturais pela Escola Superior de Guerra, não foi apenas construtor de linhas telegráficas, mas também trabalhou no mapeamento de regiões.

O senador lembrou ainda que, no início do século passado, Rondon dirigiu a construção da linha telegráfica entre Cuiabá e Corumbá, ligando o Brasil com áreas das fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. Por sua política pacifista com os indígenas, Rondon foi indicado em 1957 ao Prêmio Nobel da Paz pela instituição norte-americana The Explorers Club.



06/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp comemora 10 anos sem aftosa em Rondônia

Valdir Raupp destaca obras do PAC em Rondônia

Valdir Raupp comemora êxito da piscicultura em Rondônia

Valdir Raupp comemora números agrícolas de Rondônia

Valdir Raupp comemora regulamentação da transposição de servidores de Rondônia

Valdir Raupp comemora eficiência da vacinação contra febre aftosa em Rondônia