EDISON LOBÃO ELOGIA ATUAÇÃO DO MIINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
- Felizmente vem se alterando, com perspectivas muito positivas, a situação de descalabro em termos de meio ambiente. Tal situação ganhou, inclusive, repercussões negativas internacionais, levando ao questionamento da competência brasileira na preservação dos bens que interessam ao meio ambiente do planeta - avaliou.
Lobão informou que 14% de toda cobertura vegetal da Amazônica já foi desmatada, seguindo o mesmo roteiro de destruição experimentado pela Mata Atlântica, quase extinta.
- Tivemos a desventura de testemunhar a situação das espessas florestas que seriam dizimadas por aventureiros inescrupulosos de madeireiras em busca das espécies nobres em extinção, além da exaustão de rios antes caudalosos. Mas, dá-se uma guinada na política ambiental brasileira, para mudar este fantasma da degradação - disse.
Segundo o senador, multas pesadas aplicadas contra quem descumpre a lei estão conseguindo coibir a derrubada de árvores e as queimadas, assim como a maior alocação de recursos para o Ministério.
- Ampliou-se em 470% o quadro de pessoal, incluindo novos fiscais e técnicos para o combate a incêndios e desmatamentos. Conta-se com um sensor que viaja a bordo de satélites e é capaz de identificar a posição geográfica de um foco de calor acima de 47º na superfície do solo - salientou o senador.
De acordo com Lobão, a nova política ambiental tem salvado, na Amazônia, um dos ecossistemas mais ricos do mundo, com cerca de cinco mil tipos de árvores, um milhão e meio de espécies vegetais, três mil tipo de peixes, 950 espécies de pássaros e 300 de mamíferos.
28/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
EDISON LOBÃO ELOGIA ATUAÇÃO DAPETROBRÁS
EDISON LOBÃO ELOGIA ATUAÇÃO DE SARNEY FILHO
Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente
LOBÃO DEFENDE ATUAÇÃO DO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, SARNEY FILHO
Edison Lobão quer regulamentar atuação de ONGs
Edison Lobão lembra Dia do Maçom e elogia ministras do STJ e STF