Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente



Ao registrar que em todas as nações do mundo crescem as preocupações com o meio ambiente, o senador Edison Lobão (PFL-MA) comentou os esforços que vêm sendo desenvolvidos no Brasil para a preservação da natureza. Ele destacou iniciativas do Ministério do Meio Ambiente, sob a direção do ministro Sarney Filho, como o agravamento das punições para os que cometerem crimes ambientais.

Esta medida, lembrou o senador, dá cumprimento à Agenda 21 global, aprovada pelos países participantes da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992. O Ministério do Meio Ambiente também tem obtido bons resultados na implantação da Agenda 21 local, disse o senador, estendendo por todo o país a consciência de ações no sentido do desenvolvimento sustentado.

Outra iniciativa citada por Edison Lobão foi o projeto de educação ambiental que está sendo desenvolvido pelo Centro de Ensino Tecnológico (Cefet) do Maranhão em parceria com a Valex - Engenharia e Construções. O trabalho, que está sendo realizado em Imperatriz (MA) desde 1998, se estenderá pelas cidades localizadas ao longo da Ferrovia Norte-Sul.

Sob a coordenação dos professores José Costa Alencar e Luís Fernando Reys, ambos do Cefet, estudantes da escola estão sendo formados e treinados para servirem de multiplicadores de ações voltadas para a recuperação e preservação ambiental, informou Edison Lobão. Ele acrescentou que os alunos atuam junto às comunidades, repassando os ensinamentos recebidos sobre meio ambiente, inclusive orientando na produção de mudas, técnicas de arborização e recuperação de ambientes.

Edison Lobão informou que em Imperatriz o lixo urbano e as conseqüências das queimadas usadas para o desmatamento das florestas estavam comprometendo o meio ambiente do município. Em 1998 o senador fez um discurso no Plenário falando da gravidade do problema da ausência dos serviços de coleta e tratamento de resíduos, que é responsável, anualmente, pela morte de cerca de 5 milhões de pessoas no mundo, entre as quais 4 milhões de crianças.

O senador pelo Maranhão lembrou que no período em que governou o estado determinou uma grande operação de limpeza da capital, São Luís, cujo lixo agravava os problemas de saneamento. Milhares de toneladas de lixo orgânico foram recolhidos nos mais diversos pontos da cidade.

- A preservação do meio ambiente só será alcançada no dia em que dela conscientizar-se cada pessoa. O consumidor, ao desfazer-se de uma folha de papel ou de uma garrafa de vidro ou de plástico, deve saber onde depositá-los. Não se derrubará uma árvore, tantas vezes centenárias, sem o plantio de outra similar - disse Edison Lobão.

08/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR DEFENDE INICIATIVAS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE

EDISON LOBÃO ELOGIA ATUAÇÃO DO MIINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Paim destaca comemorações e iniciativas em defesa do meio ambiente

LOBÃO APELA EM FAVOR DA AMAZÔNIA E RECLAMA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Serys destaca ações do governo do Amazonas em favor do meio ambiente

HOLLANDA DESTACA INICIATIVAS EM FAVOR DO ENSINO BÁSICO