Editais de apoio a obras audiovisuais somam 131 projetos



Os seis editais de apoio à produção de obras audiovisuais da Secretaria do Audiovisual, lançados em 2013, em execução neste ano, contabilizam 131 projetos incentivados, entre micros, curtas e longas-metragens.

Além dessas seleções públicas, está em fase de classificação o Edital de Credenciamento de Especialistas em Audiovisual, que tem o objetivo de construir um banco de peritos para atuarem em comissões de seleções públicas e curadoria de audiovisual. Nas sete seleções públicas, a Secretaria recebeu 2.788 inscritos.

A realização de seleções públicas é uma maneira eficaz e direta de implementar políticas públicas. É uma forma de institucionalizar demandas do setor e de dirimir desequilíbrios na produção audiovisual – tanto no quesito da distribuição equânime entre os Estados como no do alcance dos diversos setores da cadeia audiovisual.

Até 2012, havia uma pontuação diferenciada para propostas das regiões com o histórico com menos selecionados. Dessa forma, era acrescentada uma pontuação extra às propostas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Porém, identificou-se que mesmo dentro das regiões, há desequilíbrio entre os estados.

Em 2013, na busca pela qualificação do critério de promoção do equilíbrio dos recursos, após um estudo sistêmico dos projetos selecionados por Estados nos editais desta Secretaria, avançou-se para o acréscimo de pontuação aos projetos das Unidades Federativas com baixo índice histórico de projetos contemplados.

Editais em andamento 

Dentre estas seleções, destaca-se o início de uma política afirmativa na Secretaria do Audiovisual, com o objetivo de corrigir desigualdades raciais e promover igualdade de oportunidades.

Nesta linha, foram lançados os editais: Curta-Afirmativo, que apoia a produção de curtas-metragens dirigidos ou produzidos por jovens negros, e o Carmen Santos, que incentiva a produção de curtas e médias-metragens dirigidos por mulheres.

Além dos editais afirmativos, foram lançados dois editais temáticos: Curta Animação, que apoia a produção de 40 micrometragens com a temática ambiental, e o Curta Criança, que incentiva a produção de 12 curtas-metragens voltados ao público infantil.

Os editais Curta-Afirmativo, Carmen Santos, Curta Animação e Curta Criança tiverem suas seleções finalizadas e estão em fase de análise dos documentos complementares para, em seguida, dar início a produção das obras.

Houve, também, retorno de editais tradicionais do setor audiovisual, lançados no final de 2013 e, agora, em fase de habilitação: Curta-Metragem, que apoiará a produção de 25 obras, e o Longa DOC, que produzirá oito longas-metragens documentais.

2014 

Este ano, pretende-se avançar nesta qualificação do equilíbrio da produção audiovisual nacional com a publicação de seleções públicas regionalizadas.

A Secretaria do Audiovisual dará andamento a execução dos editais e lançará outras seleções públicas, seguindo a política de formação, inclusão social e regionalização do audiovisual brasileiro.

Fonte:
Ministério da Cultura 



28/01/2014 21:27


Artigos Relacionados


Cultura divulga projetos selecionados em editais de apoio a festivais e mostras de música

Editais de fomento ao audiovisual somam quase R$ 8 mi em 2013

Ministério classifica 781 obras audiovisuais em fevereiro

Ancine quer desburocratizar tramitação de projetos audiovisuais

Governo divulga financiamento para 219 projetos audiovisuais

Nome de dubladores deverá constar de obras audiovisuais