Edital quer estimular pesquisas de identificação molecular da biodiversidade brasileira



O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram edital para selecionar projetos que visem consolidar uma Rede de Pesquisa de Identificação Molecular da Biodiversidade Brasileira.

O edital irá destinar R$ 5,4 milhões para que os projetos aprovados integrem uma única rede de pesquisa, que possa abranger o estudo de diferentes grupos taxonômicos (microrganismos, animais, plantas, entre outros), através do método de geração de seqüências genéticas padronizadas (códigos de barra de DNA).

Os projetos integrados à rede de pesquisa deverão ter como objetivos gerais: Coleta, curadoria e processamento de amostras biológicas de espécies da biodiversidade brasileira, com fins de sua utilização na geração de códigos de barra de DNA e informações associadas; tombamento e depósito de espécimes-referência dos códigos de barra de DNA em coleções biológicas abrigadas em instituições nacionais; geração de códigos de barra de DNA das espécies que compõem a biodiversidade brasileira; depósito dos códigos de barra de DNA e informações associadas em um repositório computacional brasileiro único; e formação de recursos humanos qualificados nessa área de conhecimento.

A Rede de Pesquisa de Identificação Molecular da Biodiversidade Brasileira buscará fomentar a padronização da coleta e curadoria das amostras, e dos métodos moleculares utilizados para identificação de espécies da biodiversidade brasileira, dando subsídios à possível integração do País às iniciativas internacionais sobre códigos de barra de DNA.

Os projetos aprovados deverão ser executados no prazo máximo de 36 meses. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas até 29 de novembro.

Acesse o edital na íntegra.


Fonte:
CNPq



14/10/2010 11:01


Artigos Relacionados


Edital oferece R$ 51,7 mi para pesquisas sobre a biodiversidade brasileira

Governo quer lei para agilizar pesquisas e aproveitamento comercial da biodiversidade

Papaléo quer universidade franco-brasileira direcionada à biodiversidade

Ana Júlia quer alterar legislação para proteger a biodiversidade brasileira

ONU promove evento para estimular ações que impeçam a perda de biodiversidade

Lando entende que é necessário estimular pesquisas agropecuárias