Editora Unesp homenageia Monteiro Lobato com semana cultural
Exposição permanece até 30 de abril na Livraria Unesp, no centro da capital
Na cerimônia de abertura da Semana Monteiro Lobato, organizada pela Editora UNESP e Livraria UNESP, com apoio da Editora Globo, a neta do escritor, Joyce Campos Kornbluh, descerrou a placa e o painel fotográfico em homenagem a seu avô. O evento inaugurado na sexta-feira (18), na Livraria UNESP, em São Paulo, tem exposição de livros, painéis e vídeo que contam a sua trajetória e produção literária. A Semana estende-se até quarta-feira (30).
“Desde a inauguração da Livraria na Praça da Sé temos o desejo de homenagear o escritor, pois foi neste local que Lobato instalou, nos anos 1920, sua própria editora”, disse José Castilho Marques Neto, diretor-presidente da Editora UNESP. Durante o evento, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Millet visitaram o local e participaram de uma oficina de bonecos com personagens criados pelo escritor, como a Emília.
Criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Lobato nasceu em Taubaté (SP) em 18 de abril de 1882. Entre outras atividades, dedicou-se a escrever para crianças, razão pela qual em 18 de abril também se comemora o Dia da Literatura Infantil. Joyce lembra que desde o início dos anos 1950 ocorre a Semana, sobretudo na cidade de Taubaté (SP). Neste ano, contudo, o evento ganhou mais importância por ser no prédio da Editora fundada por ele. “Lembro do meu avô sempre em movimento, entre as publicações e os projetos de sua companhia pelo petróleo”, conta. “Este local representa muito para nós”, completa.
A exposição - Os visitantes da Semana Monteiro Lobato podem ver, entre outras obras, a primeira edição de Narizinho arrebitado, de 1921 e os livros editados entre 1924 e 1925, período em que a Cia. Graphico-Editora Monteiro Lobato funcionou na Praça da Sé.
A exposição apresenta obras como Minha vida, minha obra, de Henry Ford; A angústia de Don João, com poemas de Menotti Del Picchia; Padre Belchior de Pontes, de Julio Ribeiro; Paulística, de Paulo Prado e A Marqueza de Santos, de Paulo Setubal. Também integram a mostra exemplares da Revista do Brasil, com artigos de Lobato. Há, ainda, ilustrações dos livros de Lobato de diferentes épocas e autores como Voltolino, Belmonte, Kurt Wiese, Jean G. Villin e outros até a atualidade. Ao todo são 36 obras da coleção particular de Ricardo Ferreira, restaurador de livros e pesquisador da vida e obra de Monteiro Lobato.
O visitante recebe um exemplar com os primeiros episódios do livro infantil Reinações de Narizinho, e de O presidente Negro, oferecidos pela Editora Globo, que detém os direitos de reprodução da obra de Monteiro Lobato.
Serviço:
Semana Monteiro Lobato
18 a 30 de abril
Livraria UNESP – Praça da Sé, 108
Segunda a sexta, das 9h às 19h e sábados, das 9h às 13h
Daniel Patire
Da Unesp
(L.F.)
04/21/2008
Artigos Relacionados
Unesp homenageia Monteiro Lobato
Semana Monteiro Lobato é atração na Livraria Unesp
Governador homenageia Monteiro Lobato em cerimônia no Vale do Paraíba
Monteiro Lobato é ponto de natureza e cultura
População de Monteiro Lobato ganha posto do Acessa SP
Museu Monteiro Lobato tem programação para as crianças