Eduardo agradece elogios do TCU ao Congresso



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) agradeceu em Plenário nesta segunda-feira (15) elogios feitos pelo procurador-geral do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, ao papel que o Congresso tem desempenhado na fiscalização de obras irregulares. De acordo com o procurador, conforme matéria publicada no Correio Braziliense no domingo (14) sob o título -Milhões em obras irregulares-, é preciso elogiar o Congresso pela adoção da lista de obras irregulares como filtro obrigatório na aprovação do orçamento.

Eduardo devolveu os elogios afirmando que o TCU tem cumprido com responsabilidade a função de fiscalizar obras do governo, referindo-se especialmente ao presidente do TCU, Valmir Campelo, ao ministro Humberto Souto e ao procurador Lucas Furtado. Para o senador, as instituições têm aperfeiçoado gradativamente a fiscalização dos gastos públicos, citando como exemplo a Lei Camata, a Lei de Responsabilidade Fiscal e os processos de privatização.

De acordo com a matéria do Correio citada pelo senador, o governo está contemplando no Orçamento de 2004 73 obras consideradas irregulares pelo TCU no primeiro semestre de 2003. O senador destacou especialmente a eclusa de Tucuruí no Pará, com uma previsão orçamentária de R$ 70 milhões. Eduardo disse esperar que as irregularidades apontadas na obra sejam sanadas. Embora reconhecendo sua importância, ele observou que a Usina do Lageado Luiz Eduardo Magalhães, em Tocantins, não recebeu nenhum centavo do governo e tem papel importante no escoamento da produção de soja de pelo menos quatro estados: Bahia, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

O senador lamentou que a obra, apesar de regular, esteja parada, restando ainda concluir a eclusa da usina, que tornará 700 quilômetros abertos à navegação. Ele lembrou que, quando esteve em campanha em Tocantins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que -a pior obra é a obra parada-, para destacar a importância da continuidade da obra.

Em seu discurso, Eduardo Siqueira Campos parabenizou o governador de Tocantins, Marcelo Miranda, por ter obtido 86% de aprovação em pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Brasmarket.



15/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana agradece elogios que recebeu pela relatoria do Código Florestal

Sarney ouve de Lula elogios ao trabalho do Congresso

CABRAL REGISTRA EDITORIAL DE "O GLOBO" COM ELOGIOS AO TRABALHO DO CONGRESSO

ACM AGRADECE HOMENAGEM A LUÍS EDUARDO

Eduardo Suplicy agradece investigação na PM sobre abusos em Pinheirinho

Eduardo Braga agradece atenção do governo federal às enchentes do Amazonas