Eduardo Amorim comemora os 40 anos da TV Sergipe
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (7), os 40 anos da televisão em Sergipe. Ele lembrou que a TV Sergipe foi sonhada pelo radialista Nairson Menezes e concretizada com a ajuda de um grupo de empresários liderados por Francisco Pimentel Franco.
O parlamentar afirmou que a emissora teve 900 cotas vendidas para viabilizar seu funcionamento, sendo assim a única emissora do país que nasceu com participação popular. Foi também a primeira a ser montada com equipamentos produzidos no Brasil.
A TV Sergipe realizou emissões temporárias entre 1967 e 1970, tendo transmitido para os sergipanos a chegada do primeiro homem à lua e a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil. Em novembro de 1971 começou a fazer transmissões regulares. Era então afiliada à Rede Tupi de Televisão. Dois anos depois passou a ser afiliada da Rede Globo de Televisão.
A necessidade de investimentos na qualificação pessoal e na compra de novos equipamentos levou seus donos a desfazerem a sociedade anônima e vendê-la ao Grupo Aratu, da Bahia, que pretendia fazer uma rede de televisão nordestina, com sede em Salvador. O projeto, no entanto, não se concretizou, e a TV Sergipe foi vendida à família Franco.
07/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Amorim comemora seis anos da Lei Maria da Penha
Eduardo Amorim se diz preocupado com endividamento de Sergipe
Eduardo Amorim denuncia o aumento da violência em Sergipe
Eduardo Amorim aponta principais problemas de Sergipe
Eduardo Amorim destaca potencial turístico de Sergipe
Eduardo Amorim homenageia Universidade Federal de Sergipe