Eduardo Amorim defende proibição da venda de lanches com brinquedos



Citando recomendações internacionais voltadas à saúde pública, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (29), a aprovação do projeto de lei de sua autoria (PLS 144/2012) que proíbe a publicidade e a venda de refeição rápida acompanhada de brinquedos, brindes ou objetos de apelo infantil. A proposta foi aprovada terça-feira (28) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O senador criticou as grandes redes de lanchonetes, que, em sua opinião, criam uma “lógica de consumo equivocada” ao associar a venda de lanches à distribuição de brindes. Ele sublinhou que as crianças são especialmente vulneráveis a essas estratégias de venda, o que torna necessário protegê-las de hábitos alimentares inadequados.

- Pesquisas recentes comprovam que uma em cada quatro crianças menores de 6 anos já apresentam sobrepeso, e quase 11% apresentam obesidade – lamentou.

Amorim citou documento recente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) que recomenda aos países-membros reduzir a exposição das crianças à promoção de alimentos ricos em açúcar, sal e gordura. O parlamentar frisou que, acompanhando dispositivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Opas apoiará a discussão no Parlamento Latino-Americano (Parlatino) de um marco regulatório visando à restrição de publicidade de alimentos para crianças e adolescentes.

- A ideia é que a lei possa servir de referencial para governos locais que queiram promover esse tipo de regulação no país – afirmou, frisando que, no Chile, legislação nesse sentido incentivou a venda de produtos de melhor qualidade nutricional.



29/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende proibição da venda de bebidas alcoólicas na Copa do Mundo

Crivella defende a proibição de venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina

Eduardo Amorim defende aprovação da regulamentação da Emenda 29

Eduardo Amorim defende aprovação de PEC que fortalece Defensoria Pública

Eduardo Amorim defende reivindicações de agentes de saúde e de endemias

Eduardo Amorim defende ações efetivas para melhorar o país