Eduardo Amorim diz que decisão sobre 'royalties' deve privilegiar as futuras gerações




O senador Eduardo Amorim (PSC-ES) propôs em Plenário nesta terça-feira (4) uma reflexão sobre a distribuição dos royalties da exploração de petróleo. Ele pediu que os parlamentares abram mão de "sentimentos pessoais" e se lembrem de seu papel na promoção de justiça social a todos os cidadãos, em especial das gerações futuras.

Ele fez a declaração após o adiamento da votação do veto presidencial à Emenda Ibsen, que redistribui os royalties de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e de Participação dos Municípios (FPM). A nova data para a análise do veto pelo Congresso Nacional é 26 de outubro.

- Como sabemos, há em pauta 21 projetos, ou até mais, que versam sobre os recursos dos royalties, sobretudo do petróleo na camada do pré-sal. Isso demonstra a atenção que esta Casa tem dado a este tema. O que evidencia, também, a consciência da importância deste assunto para o futuro do nosso país.- disse, apelar ao "bom senso" dos colegas.

Agentes de saúde

O parlamentar, que também é médico, comemorou o Dia do Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias, celebrado nesta terça-feira, e aproveitou para pedir apoio para o projeto (PL 7595/06 e apensados), em exame na Câmara dos Deputados, que estabelece o piso nacional para a categoria. O texto estabelece um piso de R$ 750 reais até janeiro de 2012, quando passará a R$ 866,89. A matéria acaba de ser aprovada na comissão especial, que solicitou regime de urgência para votação em Plenário.

O parlamentar apontou a necessidade de valorizar esses profissionais, cujo decreto-lei que regulamentou a atividade foi editado há dez anos, seguido da criação da profissão com a Lei Federal 10.507/2002, posteriormente alterada pela Lei 11.350/2006.

- Mas a luta desses importantes profissionais, que são fundamentais para o sucesso dos programas de atenção básica à saúde, sobretudo fazendo um elo entre as necessidades da população e os serviços de saúde, continua - declarou.



04/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Cristovam, gastar dinheiro dos royalties agora é 'corrupção contra gerações futuras'

FOGAÇA: FUTURAS GERAÇÕES GAÚCHAS AMARGARÃO DECISÃO DA FORD

Mercadante: Brasil deve usar recursos das novas reservas de petróleo em benefício das futuras gerações

Eduardo Lopes comemora decisão liminar do STF sobre royalties

Decisão sobre 'royalties' deve sair na próxima semana, diz Sarney

Jucá diz que decisão sobre 'royalties' deve ficar para depois das eleições.