EDUARDO APLAUDE INÍCIO DAS OBRAS DA FERROVIA NORTE-SUL NO TOCANTINS



A Ferrovia Norte-Sul viabiliza o sonho de levar os produtos agropecuários do Tocantins - como soja, milho e arroz - ao mercado internacional com preços competitivos. A observação foi feita nesta quinta-feira (dia 30) pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) ao saudar o início da construção da ferrovia em seu estado, que ocorreu no último dia 24.
Eduardo Siqueira Campos ressaltou que até o fim do ano deverão estar concluídos, já com os trilhos implantados, 15 km da Ferrovia Norte-Sul dentro do estado do Tocantins. O senador disse que a ponte ferroviária sobre o rio Tocantins terá o maior vão livre já construído, segundo informações prestadas na solenidade que marcou o início das obras.
Como não dispõe dos recursos necessários para garantir a execução da obra até o seu final, o governo federal deve promover a privatização da ferrovia, "não para entregar o que está realizando, mas sim para investir na construção daquilo que ele não tem condições de fazer em nossa região", assegurou o senador.
- Dizemos sempre: chega desse Brasil litorâneo do Sudeste, de cidades grandes e inchadas, com a violência predominando e com as suas economias inviabilizadas. Na verdade, temos a comemorar, nos 500 anos do Descobrimento do Brasil, a incorporação dessa vastidão territorial que denominamos "Brasil das Tordesilhas", o qual não foi descoberto nem tampouco ocupado. Nessa região está inserido o estado do Tocantins, que comemora, junto com a nação brasileira, o início das obras da Ferrovia Norte-Sul em seu território - destacou.
Eduardo Siqueira Campos registrou que estiveram presentes à solenidade o governador tocantinense Siqueira Campos, o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, os três senadores do estado - além de Eduardo, Carlos Patrocínio (PFL) e Leomar Quintanilha (PPB) -, o governador de Goiás, Marconi Perillo, o senador Edison Lobão (PFL-MA) representando a governadora maranhense Roseana Sarney, todos os deputados federais que integram a bancada da União Tocantins, deputados estaduais, todos os prefeitos municipais do estado, além de Luiz Raimundo, presidente do Consórcio Valec, encarregado da construção da ferrovia.

30/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo ressalta importância da Hidrovia Araguaia-Tocantins e da Ferrovia Norte-Sul

Senador defende conclusão da Ferrovia Norte-sul e da eclusa do Tocantins

Kátia Abreu diz que Ferrovia Norte-Sul é prioridade para o Tocantins

Eduardo registra avanço na Ferrovia Norte-Sul

EDUARDO APLAUDE COMBATE ÀS FRAUDES NO TOCANTINS

Eduardo saúda construção de trecho da ferrovia Norte-Sul