Eduardo Azeredo destaca mistura de culturas em Brasília



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) destacou nesta terça-feira (13) a fusão do "Brasil real", representada pela mistura de culturas em Brasília. Ele disse que Minas Gerais deu ao Brasil vultos de grande significado, como Tiradentes e Juscelino Kubitschek, ambos buscando a independência brasileira e a descentralização do país.

- Aqui em Brasília, nós temos realmente um resumo do que é a nação brasileira. Basta verificarmos que, desde o seu planejamento, Brasília teve a colaboração de pessoas de todas as regiões do país. É uma cidade que tem coração - observou.

Azeredo disse que não são verdade as críticas que classificam Brasília como uma cidade irreal e desconectada do país. Ele disse que a cidade tem as mazelas naturais de qualquer processo democrático, além de centralizar as decisões do poder político. Por isso, jamais poderia ser uma cidade artificial.

O senador contou que esteve em Brasília pouco antes da sua inauguração e pôde ver o entusiasmo dos candangos que construíam a cidade e viam o nascimento de um Brasil diferente, "que não começou em 2003" [no governo de Luiz Inácio Lula da Silva]. Para ele, o Brasil tem um dever com Juscelino, pela sua visão fundamental, e por ser o maior presidente da história brasileira.

- Juscelino Kubitschek não foi igualado e dificilmente o será. Pelo o que significou ao acordar o Brasil e mostrar nossa capacidade de industrialização, de desenvolvimento de tecnologia, de valorização da nossa cultura, de podermos construir as nossas estradas, de deixarmos de lado o litoral - afirmou.



13/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo destaca retração do mercado brasileiro

Eduardo Azeredo destaca ampliação de ensino fundamental em Minas

Eduardo Azeredo destaca atuação de Ruth Cardoso em programas sociais

Eduardo Azeredo destaca reportagem sobre invasões de terras em São Paulo

Planos nacionais para culturas indígenas e populares é tema de reunião em Brasília

Eduardo Azeredo é eleito presidente da CRE