Eduardo Azeredo destaca ampliação de ensino fundamental em Minas



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) elogiou a decisão do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, de aumentar de oito para nove anos a duração do ensino fundamental no estado. Ele destacou que, a partir deste ano, cerca de 100 mil crianças de seis anos de idade já poderão ingressar na rede escolar pública mineira.

- Com essa medida, o governador reafirma o compromisso com a qualidade do ensino no estado - afirmou Azeredo, ao concordar com afirmação de Aécio Neves, segundo a qual "não há nenhum investimento mais importante do que aquele que se faz em capital humano".

Em seu pronunciamento, o senador solicitou a transcrição nos Anais do Senado de artigo do governador de Minas, intitulado "A Revolução Educacional Mineira", publicado em 10 de fevereiro no jornal O Estado de S. Paulo.

No artigo, Aécio Neves observa que o sucesso inicial de um aluno pode definir seu futuro como pessoa e cidadão. "Quanto mais precoce ocorre seu ingresso na escola, melhor para seu aproveitamento escolar e para seu desempenho educacional pelos anos seguintes", afirma o governador.

USP

Eduardo Azeredo comentou também artigo de autoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado na Folha de S. Paulo , sobre a importância das pesquisas desenvolvidas pela Universidade de São Paulo (USP) na área de ciências humanas. Na opinião do senador, o texto "destaca a contribuição da USP para a renovação científica e cultural do país, ressaltando como traço mais significativo sua insistência na importância do método de análise".

Em seu artigo, Fernando Henrique recorda que a universidade soube resistir durante o período de autoritarismo, mas acabou mantendo clichês após o retorno da democracia. "Falar mal do governo tornou-se quase obrigatório, mas deixa-se muitas vezes de reconhecer mudanças que estão ocorrendo na sociedade e no país para poder continuar falando mal dos governos, sem mostrar quais as alternativas existentes e sem que se reconheça o que de fato está sendo feito", afirma o ex-presidente.

Por fim, Eduardo Azeredo solicitou a inclusão nos Anais do Senado de artigo do professor Denis Lerrer Rosenfield, publicado pela Folha de S. Paulo , sobre a reforma ministerial promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o senador, o artigo mostra que "a reforma não teve como objetivo o tão esperado enxugamento da máquina estatal".



19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo elogia entrevista de governador de Minas

Eduardo Azeredo elogia reforma administrativa em Minas

Eduardo Azeredo elogia "gestão equilibrada" em Minas Gerais

Eduardo Azeredo lembra 100 anos da ferrovia Vitória-Minas

Eduardo Azeredo comemora vitórias eleitorais do PSDB em Minas Gerais

Eduardo Azeredo afirma que algumas obras do PAC em Minas estão 'em ritmo questionável'