Eduardo Azeredo diz que governo provoca atraso tecnológico do país



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) alertou nesta quarta-feira (10) que os problemas de administração do governo Luiz Inácio Lula da Silva estão provocando atraso no desenvolvimento da área tecnológica. Matéria do jornal Valor Econômico publicada no início da semana, disse, informou que o Brasil perdeu dez posições no ranking mundial de tecnologia de rede, passando do 39º para o 29º lugar.

A pesquisa, segundo o jornal, integra o Relatório Mundial de Tecnologia de Comunicação e Informação 2003-2004. Com o rebaixamento no ranking, disse o senador, o Brasil perdeu o posto de melhor colocado na América Latina, ficando o Chile à frente, no 32º lugar. De acordo com Azeredo, o governo deixou de investir R$ 3 bilhões em tecnologia na área de informática, não reservando recursos para o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do governo, o Fundo de Universalização das Comunicações (Fust), o projeto de administração denominado Governo Eletrônico e os programas de inclusão digital nas escolas. O fato de o acesso à internet ter crescido 309% em apenas três anos indica, para o senador, que há perspectiva de desenvolvimento ainda maior, se a tecnologia for encarada como uma ferramenta para o progresso do país.

- Se tivermos a utilização da tecnologia de maneira adequada, o Brasil poderá continuar na sua caminhada para que a população tenha uma melhor condição de trabalho e empregos sejam gerados - observou.



10/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Retomada da inflação prejudica o país, diz Eduardo Azeredo

Eduardo Azeredo alerta para risco de 'desindustrialização' do país

Eduardo Azeredo diz que eleição de Serra será melhor para o país

Eduardo quer ações do governo para superar atraso e estimular desenvolvimento

Eduardo Azeredo questiona aproximação do governo brasileiro com o Irã

Eduardo Azeredo diz que ausência de estratégia atrapalha o governo Lula