Eduardo Braga alerta para riscos ao Polo Industrial de Manaus
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) alertou nesta quarta-feira (25) para medidas do governo que podem "agravar os desequilíbrios regionais" e impedir que o Polo Industrial de Manaus continue a ofertar mais de 100 mil empregos diretos.
Segundo ele, as votações que estão na ordem do dia do Congresso, principalmente o novo Código Florestal e as Medidas Provisórias 517/10 e 534/11, "têm muito a ver com o presente e o futuro da Zona Franca de Manaus e do Amazonas".
O parlamentar disse que, no Amazonas, o Polo Industrial e o desenvolvimento sustentável "não são figuras de retórica".
- A convivência harmoniosa e criativa da floresta com a indústria é um desafio que ainda não foi tentado em lugar nenhum no mundo afora, mas nós, no Amazonas, temos feito escola - disse.
Eduardo Braga disse acreditar que o Senado, para onde virá agora o projeto do Código Florestal aprovado na Câmara, "saberá encontrar soluções de equilíbrio que preservem os recursos naturais e promovam ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico social do país".
Ameaça
Mas "a ameaça mais próxima e concreta" ao Polo Industrial de Manaus, segundo o parlamentar, vem da MP 534/11, que concede aos tablets produzidos fora da Amazônia os mesmos incentivos fiscais da Lei de Informática.
- Com o pretexto de atrair para o Sudeste investimentos bilionários de empresas internacionais na área de informática, o governo apressou-se em conceder a outras regiões do país vantagens que resultam numa verdadeira declaração de disputa entre o Polo Industrial e o resto do Brasil - afirmou.
Eduardo Braga anunciou ter sido indicado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), para relatar a MP 534/11, quando ela chegar ao Senado. Sua intenção, como adiantou, é "construir uma solução que seja boa e importante para o Brasil, mas que assegure tranquilidade e estabilidade para o Polo Industrial de Manaus".
25/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio pede planejamento para o pólo industrial de Manaus
Pólo Industrial de Manaus inspira projetos para outros estados
Filme de proteção para computador será fabricado no Polo Industrial de Manaus
Arthur Virgílio cobra solução para greve no pólo industrial de Manaus
Arthur Virgílio reafirma importância do Polo Industrial de Manaus para a Região Norte
Polo Industrial de Manaus fatura R$ 83,28 bi em 2013