Eduardo Braga destaca índices positivos da economia



Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) comentou os números de pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), relativa a março deste ano, que destacam o crescimento da massa salarial com base no crescimento da construção civil. Para o parlamentar, as estatísticas confirmam, apesar da crise mundial, a trajetória de crescimento sustentado da economia brasileira.

- O faturamento da indústria teve a segunda alta seguida, o nível de emprego reverteu a queda de fevereiro, o rendimento real segue sua trajetória de alta, a massa salarial teve uma extraordinária expansão, e as horas trabalhadas também se expandiram – enumerou o senador.

Conforme salientou Eduardo Braga, a massa salarial em março de 2012 cresceu 6,2% acima da inflação em comparação com o mesmo período do ano passado. O senador considera que o programa Minha Casa Minha Vida constitui o principal estímulo à construção civil, que, em conjunto com as obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas e as reformas em imóveis existentes, já configura um “boom” que pode causar escassez de mão-de-obra no setor.

O senador lembrou que o aumento de renda tem produzido efeitos benéficos sobre vários setores da economia:

- As pessoas estão viajando mais, inclusive de avião, estimulando os transportes e o setor de hotelaria, as mulheres têm ido com mais freqüência a serviços de embelezamento, as oficinas mecânicas estão mais movimentadas, a vida está mais dinâmica e mais próspera. O desenvolvimento está chegando.

Eduardo Braga ainda pediu justiça tributária para os estados, com destaque para a questão da divisão dos royalties, e defendeu a estabilidade das instituições e o respeito aos compromissos firmados como meio de assegurar a confiança no Brasil.

O senador Wellington Dias (PT-PI), em aparte, louvou a coragem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff de valorizarem o salário mínimo.

Brasil Carinhoso

Eduardo Braga destacou o lançamento, pelo governo, no último domingo, do programa Brasil Carinhoso, por considerar “da mais alta relevância” a atenção básica à primeira infância:

- É investindo nas crianças de zero a seis anos que poderemos diminuir os problemas de segurança pública a médio e a longo prazo, melhorar a qualificação e a preparação dos recursos humanos para uma nova base de educação, ciência, tecnologia e inovação – afirmou o senador.



15/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela destaca números positivos da economia

Apesar da crise, Adelmir destaca sinais positivos da economia

Casildo destaca sinais positivos sobre o desempenho da economia

Líder do governo destaca aspectos positivos da economia brasileira

Hélio Costa destaca indicadores positivos da economia no governo Lula

Eduardo Lopes destaca resultados positivos e novos desafios da Lei Maria da Penha