Eduardo Braga pede providências do MP para melhorar distribuição de água no Amazonas



Em discurso nesta terça-feira (6), o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) pediu ao Ministério Público para tomar providências em relação à empresa Águas do Amazonas, de forma que a população de Manaus tenha serviços adequados de água e esgoto. Para o senador, a chegada de um novo sócio para a concessionária, anunciada pelos meios de comunicação como uma solução para os problemas de falta de água na capital amazonense, não trará resultados concretos.

– Os problemas de abastecimento de água na capital amazonense se acentuaram desde o momento da privatização da concessão, lá nos idos anos 2000, e ampliaram-se a partir da repactuação ocorrida em 2007, quando o grupo atual passou a mandar na concessionária pagando a irrisória quantia de um dólar pela maioria do capital daquela empresa – disse o senador.

Eduardo Braga avaliou que a mudança na empresa Águas do Amazonas precisa alcançar os responsáveis pelo serviço “degradante” oferecido à população de Manaus e indagou se o investimento resultará em ampliação da distribuição ou se terminará “nos bolsos dos administradores”.

O senador citou o grande número de sanções aplicadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) contra a concessionária, incluindo mais de 100 notificações, 34 advertências e 61 recomendações de multas.

– Diante desse quadro de descalabro, defendo que a caducidade do contrato de concessão já deveria ter sido há muito declarada pela prefeitura, mediante o reconhecimento de que não há direito da atual concessionária continuar explorando seus serviços.

Da Redação



06/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga alerta para risco de epidemia de dengue no Amazonas

Eduardo Braga destaca riqueza mineral do Amazonas

Eduardo Braga comemora investimentos no setor elétrico no Amazonas

Eduardo Braga agradece atenção do governo federal às enchentes do Amazonas

Eduardo Braga registra ampliação da oferta de energia elétrica no Amazonas

Eduardo Braga diz que 2.045 famílias do Amazonas vão receber auxílio do Bolsa-Floresta