Eduardo Braga ressalta avanços sociais e econômicos do país



O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), comemorou as conquistas sociais e econômicas assinaladas na mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, lida, nesta segunda-feira (4), durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2013.

Do balanço das ações do governo brasileiro entre 2011 e 2012, Eduardo Braga destacou, em primeiro lugar, os quase 3,5 milhões de novos empregos criados no país.

- Num ano de crise internacional, em que o cenário é de 25% de taxa de desemprego na Europa e os Estados Unidos demonstram andar de lado no crescimento econômico, é importante o Brasil manter este esforço na manutenção do ritmo de geração de emprego - comentou.

Outro indicador a ser comemorado, segundo o líder governista, é a queda na relação entre a dívida líquida do setor público e o produto interno bruto (PIB), atualmente na casa dos 35%. As desonerações fiscais, a redução da taxa de juros e, mais recentemente, o corte na tarifa de energia - que pode reduzir em até 20% o valor da conta de luz doméstica - também foram festejadas por Eduardo Braga.

No campo das políticas sociais, o parlamentar exultou pelo fato de as ações de transferência de renda terem retirado 16,5 milhões de brasileiros da extrema pobreza em 2012. Ressaltou ainda investimentos nos programas de combate ao uso de drogas, em especial o crack; na expansão do acesso à moradia pelo Minha Casa, Minha Vida; na melhoria do aparato de segurança pública.

- Isso é a demonstração de alguém que quer construir um Brasil em que se diminui a desigualdade social, econômica e regional. São conquistas de dez anos de investimentos em programa de estabilidade econômica, de combate à inflação, mas sem perder de vista os ganhos do emprego e da renda para a população brasileira. Portanto, quero louvar a mensagem aqui apresentada pela presidente da República e dizer da expectativa e esperança apresentada para os brasileiros em 2013 - exaltou o líder governista.



04/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Avanços sociais e econômicos do Brasil são apresentados em evento no Rio de Janeiro

Eduardo Braga propõe que Comissão de Assuntos Econômicos analise o pacto federativo

GILVAM DIZ QUE GOVERNO FERNANDO HENRIQUE TROUXE AVANÇOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Suplicy comemora 10 anos de governo do PT e aponta avanços econômicos e sociais

Trem-bala trará avanços sociais e econômicos, avalia Ministério dos Transportes

Humberto Costa destaca avanços sociais e econômicos do Governo Lula após Plano Real