Eduardo: Brasil pode ser solução para fome no mundo
O Brasil tem um papel fundamental nas iniciativas internacionais de combate à fome, avaliou nesta segunda-feira (24) o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) ao relatar detalhes dos debates travados em Roma, entre os dias 10 e 13 de junho, no Vértice Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
De acordo com o senador, o país pode ajudar a diminuir o problema a partir do incremento da produção agrícola. Mas, para isso, é necessária uma política de incentivos ao setor.
- É preciso soltar as amarras que impedem o Brasil de produzir e de desenvolver de forma sustentável seu grande potencial - disse.
Eduardo Siqueira Campos elogiou as ações do governo federal que visam dotar o Centro-Oeste de infra-estrutura capaz de facilitar o escoamento da produção agrícola e de aumentar sua produtividade. Nesse sentido, ele considerou fundamental a conclusão da ferrovia Norte-Sul e da hidrovia Araguaia/Tocantins e defendeu a liberação dos recursos orçamentários previstos para esta última.
- Temos 5 mil operários trabalhando à beira da demissão, porque não foram desbloqueados recursos do orçamento - observou.
Na opinião do senador, o Brasil deve adotar posições firmes em defesa do desenvolvimento de sua economia. Somente assim o país terá como fazer frente a ataques especulativos ou a medidas protecionistas como as que têm sido adotadas pelo governo norte-americano, sustentou.
Em aparte, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) elogiou a atuação de Eduardo Siqueira Campos e afirmou que Tocantins e Goiás são estados que podem vir a ser grandes produtores de alimentos.
24/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil é referência no combate à fome no mundo
Carlos Wilson denuncia quadro de fome e miséria no Brasil e no mundo
ALCÂNTARA ALERTA PARA PROBLEMA DA FOME NO MUNDO
FAO deve incluir sociedade civil na luta contra fome e Brasil pode ajudar
Um país da grandeza do Brasil não pode aceitar pessoas passando fome, afirma Dilma
João Pedro alerta para avanço da fome no mundo