ALCÂNTARA ALERTA PARA PROBLEMA DA FOME NO MUNDO



Ao registrar a passagem do Dia Mundial da Alimentação, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) lamentou não haver motivos para comemoração, uma vez que 800 milhões de pessoas sofrem de má nutrição crônica no mundo, somente nos países em desenvolvimento. ).
Segundo Alcântara, desse total, mais de 190 milhões são crianças menores de cinco anos de idade, com deficiências de ingestão de proteínas e calorias. "Outras centenas de milhão são vítimas de diversos transtornos como atrasos de crescimento, bócio e cegueira parcial ou total porque em sua alimentação faltam vitaminas e minerais essenciais", ressaltou. ).
Em relação ao Brasil, "os dados são estarrecedores", disse o senador. Segundo informou, cerca de 44% da população brasileira do meio rural, justamente onde os alimentos são produzidos, vive abaixo da linha da pobreza, em condições subumanas. "Embora existam divergências de dados, não podemos deixar de reconhecer, numa data significativa como esta, que a fome no país exige providências urgentes", alertou. ).
Alcântara lembrou que a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) das Nações Unidas acredita que a chave para derrotar a fome está nos esforços que podem ser feitos pela juventude. "A meu ver, os 17% de jovens de uma população mundial de seis bilhões de habitantes do planeta precisam ser conscientizados da gravidade do problema e das consequências desastrosas para o futuro da humanidade". ).
Ao finalizar seu pronunciamento, Lúcio Alcântara destacou que a providência mais imediata para permitir que os países em desenvolvimento reduzam seus níveis de pobreza é dedicar mais atenção ao setor agrícola. "No caso do Brasil, onde abundam as terras agriculturáveis, providências nesse sentido tem grandes possibilidades de êxito", afirmou. ).
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro, mesmo dia da fundação da FAO.

22/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA ALERTA PARA O PROBLEMA DA DESNUTRIÇÃO

ALCÂNTARA ALERTA PARA PROBLEMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO PAÍS

Para Alcântara, "escolhas políticas" das potências mundiais disseminam a fome no mundo

João Pedro alerta para avanço da fome no mundo

Eduardo: Brasil pode ser solução para fome no mundo

Quintanilha alerta para o problema do êxodo rural