EDUARDO COBRA UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMAZÔNIA



Preocupado com a situação da Amazônia, o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) cobrou propostas e uma agenda positiva para a região. Para o senador, as questões de soberania e desenvolvimento da Amazônia não podem parar nas denúncias.
O senador disse que enquanto o país mendiga recursos, importando matérias primas, alimentos e manufaturados, quase não investe para transformar em riqueza os imensos recursos que estão depositados na Amazônia e dos quais todo o mundo precisa. Eduardo comparou a riqueza desses recursos com o petróleo árabe, enfatizando que o país precisa tomar conhecimento do que possui e de um projeto definido a partir dessa riqueza.
Eduardo Siqueira Campos afirmou não aceitar o argumento de que o país não dispõe de recursos para esta tarefa. Não é aceitável, segundo ele, que um estado que gaste tanto para saldar compromissos externos e socorrer instituições financeiras não seja capaz de gerar os recursos necessários para tomar conta das potencialidades do país e gerar riquezas através delas.
- É um erro de perspectiva, é um erro estratégico que está cegando o país a não- ocupação produtiva e sustentável da Amazônia, como aliás de todo o Centro-Oeste do país. Este é um erro histórico, pelo qual as elites atuais terão de responder às gerações futuras - disse o senador.

23/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo propõe criação de código de desenvolvimento para a Amazônia

MOZARILDO COBRA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PARA AMAZÔNIA

MOZARILDO COBRA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMAZÔNIA

Casagrande cobra política de desenvolvimento sustentável para a Amazônia

CABRAL COBRA DESENVOLVIMENTO DOS TRANSPORTES NA AMAZÔNIA

JÚLIO EDUARDO: SOBERANIA SOBRE A AMAZÔNIA É INCOMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO TRADICIONAL