Eduardo defende maior proteção às crianças e aos jovens carentes



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) cobrou do governo federal ações concretas no sentido de criar programas sociais destinados a dar maior proteção às crianças e aos jovens carentes. Ele informou que a exclusão atinge hoje cerca de 20 milhões de famílias, cabendo ao Estado saldar o que chamou de dívida social, com o objetivo de garantir justiça, cidadania e dignidade à população carente.

Eduardo Siqueira Campos observou que o governo federal poderia inspirar-se no modelo educacional colocado em prática pela prefeita Nilmar Gavino Ruiz, da cidade de Palmas, capital de Tocantins. Conforme informou, a prefeita definiu como prioridades de sua administração a proteção e a promoção da criança e do adolescente.

- Além de garantir escolaridade total aos meninos e meninas em idade escolar, 4.694 crianças, jovens e adolescentes são atendidos em suas necessidades específicas através de dez programas prioritários. Entre esses, estão o "Menina Mulher", destinado a atender alunas sujeitas à exploração ou violência sexual, e "Pioneiros Mirins", que tem por objetivo atender crianças que não possuem ocupação fora da escola - informou o senador.

Eduardo Siqueira Campos deu destaque ao programa "Pioneiros Mirins", criado pelo governador Siqueira Campos em seu primeiro mandato. O senador disse que, atualmente, cerca de 30 mil crianças, entre 7 e 14 anos, são beneficiadas em quase todos os municípios. O atendimento, informou, envolve educação integral, formação cívica, esporte, lazer, alimentação e auxílio financeiro. "O programa é muito mais abrangente do que a simples concessão da bolsa-escola", acentuou.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena critica governo por falta de ações que beneficiem crianças e jovens carentes

Iris quer mais proteção para crianças e jovens

Brasilia recebe encontro sobre proteção dos direitos de crianças e jovens

Expedito quer incluir crianças de rua em projeto para proteção de jovens

Curso sobre turismo sustentável assegura maior proteção aos jovens

Curso sobre turismo sustentável assegura maior proteção aos jovens