Eduardo destaca redução da dívida de Tocantins com a União



Tocantins é uma das quatro unidades da federação que conseguiram reduzir suas dívidas com a União nos últimos 27 meses, segundo afirmou o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), citando matéria publicada na edição de domingo (10) do jornal Folha de S. Paulo . Os outros três estados que conseguiram reduzir seus débitos foram Acre, Amapá e Roraima.

Eduardo Siqueira Campos ressaltou que, destes estados, Tocantins é o único que não foi território. Dos quatro estados, dois deles têm as folhas de pessoal ainda integralmente pagas pela União, entre outros estímulos e apoios que receberam quando deixaram a condição de território.

Matéria publicada pelo jornal O Globo , incluindo um ranking das capitais brasileiras, de acordo com a renda média dos chefes de família, também foi citada por Eduardo Siqueira Campos. De acordo com o senador, a capital do Tocantins, Palmas, ocupa o 16º lugar no ranking, com uma renda de R$ 791, superando cidades como Salvador, Belém, Fortaleza, Manaus e São Luís.

Segundo o senador, Palmas - que tem apenas 13 anos de existência - não ocupa posição de destaque apenas no ranking da renda média dos chefes de família das capitais. A cidade é a menos violenta das capitais brasileiras e conta com esgotamento sanitário em toda a sua área de planejamento urbano. Ele ressaltou que em Palmas -também não há invasão ou distribuição de lotes-.

Outro assunto abordado por Eduardo Siqueira Campos foi o resultado da última eleição no seu estado. Ele destacou que a coligação integrada pelo seu partido conseguiu eleger o governador do Tocantins, os dois senadores do estado, todos os oitos deputados federais e 18 dos 24 deputados estaduais. O senador atribuiu o resultado às conquistas que os tocantinenses vêm obtendo através do trabalho do seu grupo político.

Eduardo Siqueira Campos criticou reportagem publicada em revista de circulação nacional prevendo que ele e seu pai renunciariam, respectivamente, aos quatro anos de Senado e ao governo do estado, para disputar a última eleição. Como nenhum dos dois renunciou, ele cobrou uma retratação da publicação.

Em aparte, os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Lindberg Cury (PFL-DF) e Geraldo Melo (PSDB-RN) deram um testemunho da dedicação, disposição de luta e atuação destacada do senador por Tocantins. No início do seu pronunciamento, Eduardo Siqueira Campos comunicou que o senador recém-empossado Olivir Gabardo, primeiro suplente de Álvaro Dias (PDT-PR), filiou-se ao PSDB.



13/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO ANUNCIA QUE UNIÃO VAI SALDAR DÍVIDA COM TOCANTINS

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COBRA DÍVIDA DA UNIÃO PARA COM O ESTADO DE TOCANTINS

EDUARDO COBRA INVESTIMENTOS DA UNIÃO EM TOCANTINS

EDUARDO DEFENDE AVAL DA UNIÃO PARA FINANCIAMENTO EXTERNO AO TOCANTINS

Estado propõe redução da dívida com a União na discussão da LDO

Estado propõe redução da dívida com a União na discussão da LDO