Eduardo Lopes destaca importância da aquicultura



Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (23), o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) afirmou que o Brasil tem condições de desenvolver a aquicultura de forma que a atividade ajude a alavancar o produto interno bruto (PIB) do Brasil.

Segundo o senador, o Brasil produz hoje cerca de um milhão de toneladas de pescado por ano, movimentando cerca R$ 5 bilhões e gerando 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos. Eduardo Lopes disse, porém, que o potencial é ainda maior, por conta do amplo litoral e pela quantidade de rios.

- Essa variada gama de rios, açudes e enseadas contribui para o crescimento da aquicultura no Brasil. Moramos em “um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” – afirmou o senador, em referência à música do cantor e compositor Jorge Benjor.

Eduardo Lopes informou que consumo mundial de peixe hoje é de 16 quilos ao ano por pessoa. Projeções da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, em 2030, esse número chegue a 22,5 quilos. Segundo o senador, o consumo médio do brasileiro é de 7 quilos por ano. Ele ressaltou que o consumo médio da região Norte tem potencial para chegar a 100 quilos por ano, por conta da abundância de rios na região. Para Eduardo Lopes, esses números mostram que o brasileiro consome pouco peixe.

Na visão do senador, o Brasil tem condição de ser um dos maiores produtores de pescado do mundo. Ele disse que, para o Brasil crescer nessa área, é preciso investir na cadeia produtiva.

- Dá para o Brasil gerar emprego e produzir de peixe de forma sustentável – afirmou.

O senador ainda elogiou a atuação do ministro da Pesca, Marcelo Crivella. Segundo Lopes, o ministro tem demonstrado muito dinamismo na condução da pasta.

Médicos e rádios comunitárias

Eduardo Lopes manifestou preocupação com a medida provisória (MP) 568/2012. Segundo o senador, a MP registra uma injustiça com a categoria dos médicos, já que prevê aumento da carga horária sem alteração da remuneração.

Ele ainda destacou que a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, pela manhã, o projeto de lei do Senado (PLS) 556/2007, que prevê financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as rádios comunitárias.



23/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Lopes destaca participação do PRB nas eleições

Eduardo Lopes destaca a Cúpula dos Legisladores, evento paralelo da Rio+20

Eduardo Lopes destaca resultados positivos e novos desafios da Lei Maria da Penha

Eduardo Lopes destaca trabalho voluntário realizado pela Força Jovem Brasil

Eduardo Suplicy destaca importância da Comissão da Verdade

Eduardo Siqueira Campos destaca importância do Dia da Inclusão Digital