Eduardo Suplicy destaca importância da Comissão da Verdade



A instalação da Comissão da Verdade pela presidente da República, Dilma Rousseff, na manhã desta quarta-feira (16) foi comemorada em Plenário pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). A comissão vai apurar, ao longo de dois anos, as violações aos direitos humanos ocorridas no período de 1946 a 1988. Suplicy destacou trechos do discurso de Dilma durante a solenidade de criação da comissão, no Palácio do Planalto, para retratar a importância da medida.

- Não se pode mais esconder a verdade, a tirania pode até impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje, esse tempo chegou – repetiu o senador, citando declaração da presidente.

Para Suplicy, Dilma assinalou a aspiração de todos aqueles que lutaram pela democracia. Em sua avaliação, a presença, no evento, de tantas pessoas que lutaram contra a ditadura ou tiveram parentes vitimados pelas forças de repressão revelou a importância da criação da Comissão da Verdade.

Suplicy também elogiou a escolha dos integrantes da Comissão da Verdade – o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp; o ex-procurador geral da República Cláudio Fontelles; o ex-ministro da Justiça no governo FHC José Carlos Dias; a psicanalista Maria Rita Kehl; o embaixador Paulo Sérgio Pinheiro; e os advogados José Paulo Cavalcanti Filho e Rosa Maria Cardoso da Cunha – enfatizando que todos estão comprometidos com a missão do grupo.



16/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy elogia trabalho da Comissão Nacional da Verdade

Eduardo Suplicy anuncia instalação da Comissão Nacional da Verdade

Suplicy destaca trabalho das comissões da Verdade

Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade

Eduardo Lopes destaca importância da aquicultura

Para Eduardo Suplicy, Campanha da Fraternidade mostra importância da sustentabilidade