Eduardo Lopes homenageia jornalistas



O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) parabenizou os jornalistas, antecipadamente, pela comemoração do Dia do Jornalista, no sábado (7). O parlamentar manifestou apoio aos profissionais da área, que segundo ele, exercem relevante função social, “correndo riscos” para manter a sociedade informada e para defender as grandes causas coletivas.

Eduardo Lopes lembrou que no dia 7 de abril foi fundada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que ele acredita prestar relevantes serviços aos jornalistas e ao povo brasileiro. O senador esclareceu que a escolha da data também remete ao jornalista “defensor das causas liberais” João Batista Líbero Badaró.

O assassinato de Badaró por inimigos políticos, em novembro de 1830, causou uma reação popular que acabaria na abdicação de Dom Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Cem anos depois, a ABI instituiu o Dia do Jornalista, que passou a ser comemorado anualmente, em homenagem a Badaró.

– Ao celebrarmos o transcurso do Dia do Jornalista, queremos dizer a esses profissionais que o Brasil se orgulha deles; que o trabalho deles é essencial e imperioso para a consolidação e o aprimoramento da nossa democracia; que não há país livre sem uma imprensa livre – declarou.



04/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Lopes homenageia ex-vice-presidente José Alencar, falecido há um ano

Eduardo Lopes elogia presidente do PRB

Eduardo Lopes destaca participação do PRB nas eleições

Eduardo Lopes é empossado no ministério da Pesca

Eduardo Lopes destaca importância da aquicultura

Hélio Costa homenageia Tim Lopes