Eduardo reclama de financiamentos do BNDES no exterior e pede que banco vá ao Tocantins



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) condenou os freqüentes anúncios do governo de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concederá financiamentos a outros países, ao mesmo tempo em que no Brasil -não há dinheiro nem para tapar buracos de rodovias-. Ele observou que em quase todas as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à América Latina e à África foram anunciados financiamentos do BNDES para obras locais.

- Anunciou-se 1 bilhão de dólares para a Argentina. Outro para a Venezuela e mais alguma coisa para Cuba. Agora, o presidente viaja à África e lá se anunciam financiamentos do BNDES para obras de infra-estrutura, inclusive estradas. Ora, gostaria que o presidente viajasse ao Tocantins e levasse o BNDES com ele. Quem sabe assim possa sair algum dinheiro para nossas paralisadas obras - lamentou Eduardo Siqueira Campos.

Depois de afirmar que tem evitado críticas contundentes ao governo, inclusive por ocupar o cargo de 2º vice-presidente do Senado, apesar de pertencer a um partido de oposição, Eduardo lembrou que os países africanos visitados por Lula têm população próxima de 70 milhões de pessoas. No entanto, existem no Brasil 76 milhões de afro-descendentes -que não estão sendo visitados em profundidade pelo governo-.

O senador pelo Tocantins fez questão de dizer que não estava criticando as viagens ao exterior do presidente da República e disse concordar com a postura de Lula de aproximação com os países da América Latina e da África. O que ele questiona é -a fartura de dinheiro- do BNDES para os países visitados, enquanto falta dinheiro para retomar o desenvolvimento nacional.

- Desse jeito, podemos até mudar a palavra -Nacional- do BNDES para -Internacional- - brincou.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) apoiou as preocupações de Eduardo Siqueira Campos, ponderando que já existem reclamações na Venezuela de que o dinheiro do BNDES -ainda não apareceu por lá-. Tasso Jereissati (PSDB-CE) sustentou que -essa história do BNDES precisa ser melhor explicada ao Brasil-. Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Efraim Morais (PFL-PB) também concordaram com as ponderações de Eduardo.

Já o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse que discordava inteiramente das críticas e sustentou que os empréstimos do BNDES vão financiar empresas brasileiras que venderão produtos para estes países. -Portanto, o BNDES está criando emprego no Brasil ao emprestar nesses casos-, afirmou.



04/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS RECLAMA COMPENSAÇÕES PARA TOCANTINS

Em audiência interativa, Luciano Coutinho fala nesta terça sobre financiamentos do BNDES no exterior

Presidente do BNDES diz que banco aumentou volume de desembolsos e financiamentos para empresas

Eduardo pede liberação de recursos para eclusa no Rio Tocantins

Eduardo pede que inspetores europeus também avaliem carne do Tocantins

EDUARDO PEDE APOIO DE SERRA PARA MELHORAR SAÚDE NO TOCANTINS