Em audiência interativa, Luciano Coutinho fala nesta terça sobre financiamentos do BNDES no exterior
Luciano Coutinho será questionado sobre operações como as realizadas pelo BNDES em Cuba
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, comparece ao Senado nesta terça-feira (25) para falar sobre os financiamentos da instituição para projetos de infraestrutura no exterior, nos setores rodoviário, aeroportuário, hidroviário e de logística.
Com início às 11h, a audiência pública interativa será realizada em conjunto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O debate foi requerido pelo senador José Pimentel (PT-CE) e pela senadora Ana Amélia (PP-RS).
As críticas aos investimentos no exterior cresceram com a ida da presidente Dilma Rousseff a Cuba, no fim de janeiro, para a inauguração do Porto de Mariel, que teria recebido cerca de US$ 800 milhões do BNDES.
Para o senador José Agripino (DEM-RN), o BNDES tem muitas explicações a dar, visto que os recursos recebidos do Tesouro são emprestados pelo banco a juros baixos. Além disso, observa, os investimentos nem sempre exitosos e não são "modelos acabados de correção".
Ex-ministra da Casa Civil, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) prefere destacar a interação entre o BNDES e o Congresso. Ela ressalta que o banco, além de financiar projetos de infraestrutura, é um importante instrumento de desenvolvimento nacional.
Atuação
Desde 2003, o BNDES apoia o investimento direto de empresas brasileiras no exterior, tanto por meio de financiamento quanto de participação acionária.
Em agosto de 2009, o banco implantou representação no Mercosul, com a abertura de um escritório em Montevidéu, ao qual cabe identificar, estruturar e facilitar negócios de interesse do Brasil no continente, em especial nos países do bloco comercial. Em novembro daquele ano, foi inaugurada uma subsidiaria do banco em Londres, com o objetivo de aumentar a visibilidade do banco junto à comunidade financeira internacional.
Em dezembro de 2013, o BNDES abriu representação em Joanesburgo, na África do Sul. O escritório permitirá ao banco concentrar esforços para a efetivação de parcerias e investimentos em todo o continente africano.
24/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luciano Coutinho abre audiência destacando 'lucro constante' do BNDES
Luciano Coutinho defende investimentos do BNDES
CCJ vai debater desempenho do BNDES com Luciano Coutinho
Luciano Coutinho: interessa ao BNDES ter acesso ao fundo soberano
Suplicy destaca posse de Luciano Coutinho na presidência do BNDES
Luciano Coutinho: desembolsos do BNDES neste ano devem alcançar R$ 90 bilhões